UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Proteção de terras indígenas na Amazônia previne 15 milhões de casos de doenças anualmente

Pesquisa revela que, ao proteger terras manejadas pelos povos originários, são evitados anualmente 15 milhões de casos de doenças respiratórias e cardiovasculares.

Joyce Melo | Macaé (RJ)


SAÚDE  Segundo pesquisa publicada no periódico Communications Earth & Environment, do Grupo Nature, a Amazônia possui a capacidade de absorver até 26 mil toneladas de poluentes gerados pelas queimadas todos os anos e 27% desta capacidade vêm dos territórios indígenas, mesmo estes ocupando apenas 22% da área de floresta. Territórios indígenas localizados mais ao Norte da Amazônia conseguem absorver a poluição gerada a quilômetros de distância no arco do desmatamento que se concentra nas porções sul e sudeste da região.

O trabalho discute que ao proteger terras manejadas pelos povos originários, seria possível evitar 15 milhões de casos de doenças respiratórias e cardiovasculares anualmente. Esses problemas de saúde estão relacionados ao contato de poluentes chamados de “partículas finas ou inaláveis”, que são liberadas com as queimadas, prática comum para a abertura de pastos para a pecuária e campos para a agricultura na Amazônia. 

Em relação a essas queimadas, Márcia Macedo, diretora do Programa Água do Centro de Pesquisas Climáticas Woodwell, ratifica que “o fogo não é um elemento natural na Amazônia. Ele depende da ação humana e de três fatores: as fontes de ignição, o clima e a biomassa seca” e defende políticas que deem prioridade aos povos indígenas no controle das queimadas e da integridade do território.

O advogado Dinamam Tuxã, coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), afirmou que essas investigações científicas são importantes e concretizam conhecimentos acumulados pelos povos indígenas da região há vários anos. 

Esse estudo demonstra a necessidade de retomar a demarcação dos territórios indígenas e que a saúde e o bem-estar de todos estão ligados à conservação da Amazônia, que está sendo cada vez mais afetada pela desenfreada corrida de acumulação capitalista, causando uma profunda crise ecológica e de saúde.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes