UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

El Efecto e Trupe Lona Preta fazem parceria musical e fortalecem a cultura popular

Banda El Efecto e grupo Trupe Lona Preta fazem lançamento de nova parceria musical, no Rio. Artistas são conhecidos pelo comprometimento com a cultura popular. Conheça um pouco mais do projeto.

Renan Carvalho | Rio de Janeiro


CULTURA – A banda carioca El Efecto e o grupo de teatro paulista Trupe Lona Preta lançam La Comuna, parceria musical que conta ainda com a participação especial do militante e rapper Paulo Lima, o Galo de Luta, grande articulador da luta contra a precarização do trabalho e a uberização da vida.

“Trabalhar menos, trabalhar todos, produzir o necessário, dividir a produção!” A faixa nasce como forma de reverberar essas palavras de ordem que ecoam na luta da classe trabalhadora mundo afora. Ela também, remete a um sentimento intensificado durante a experiência da pandemia, período em que as contradições da vida submetida ao interesse único do lucro se escancararam de forma brutal.

O lema, que a canção transforma em refrão, passou a circular e se impor como um chamado à necessidade de transformação, em nome da sobrevivência da espécie e do planeta. Com trajetórias de longa data e trabalhos marcados pelo compromisso político, os dois grupos vêm se articulando desde 2018, através de diversas experimentações coletivas e apresentações conjuntas.

Esta é a primeira música inteiramente composta e produzida em parceria. Um rascunho de uma trincheira musical que bebe nas fontes da música cubana e nos gêneros comumente agrupados sobre o nome da “salsa”. O resultado é a criação de uma orquestra que celebra, com ritmo, raiva e poesia, a bonita ideia de um baile da morte da mercadoria.

“Somos gado de corte, a mando de um monstro que nunca se sacia” 

Dos subúrbios de Bangladesh às ruas de São Paulo, velhas e novas formas de exploração da mão de obra são faces de uma mesma moeda. “No capitalismo, úteros são fábricas onde nascem os operários”, como diz um dos versos do Galo, que rasga a canção como o entregador que rasga o asfalto, costurando as veias abertas da cidade em decomposição.

Sua presença e participação fazem com que a faixa se fortaleça ainda mais em seu sentido estético e político: organizar a raiva e propagar a urgência de construção de outra forma de vida, coletivizada, solidária e comprometida com a dignidade de todas as pessoas.

No embalo do lançamento, El Efecto realiza uma apresentação gratuita em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, no dia 4 de maio, quinta-feira. O evento começa às 20h e tem distribuição de ingressos a partir das 19h na bilheteria do Polo Educacional Sesc (Av. Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro/RJ).

A música La Comuna será distribuída nas principais plataformas de streaming e redes sociais a partir de 1o de maio. O pré-save pode ser feito pelo link. Também já foi iniciada a produção de um videoclipe, ainda sem data de lançamento. O processo de produção poderá ser acompanhado nas redes dos grupos.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes