UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

MLC-PE realiza II Congresso em Caruaru

Nos dias 27 e 28 de maio, no Centro de Formação Paulo Freire, em Caruaru-PE, foi realizado o II Congresso Estadual do Movimento Luta de Classes (MLC-PE), com o tema: Organizar a Classe Trabalhadora na Luta por Direitos e Pelo Socialismo!

Redação PE


TRABALHADOR UNIDO – Nos dias 27 e 28 de maio, no Centro de Formação Paulo Freire, em Caruaru-PE, foi realizado o II Congresso Estadual do Movimento Luta de Classes (MLC-PE), com o tema: Organizar a Classe Trabalhadora na Luta por Direitos e Pelo Socialismo! como etapa preparatória para o II Congresso Nacional do MLC que irá ocorrer de 18 a 20 de agosto de 2023 no estado de São Paulo. Segue abaixo o resumo do congresso.

Atividades no dia 27

A solenidade de abertura contou com Fabio Bass do SINDCALÇADOS de Carpina, Jose Henrique do SINTRACON de Caruaru, Maria Santos do Movimento de Mulheres Olga Benário, Thiago Santos representando a UP-PE, Ludmila Outtes do SEEPE, Diego do SINDPETRO/FUP, Raiana representado a UJR,  Paulinho do Sindicato dos trabalhadores em educação e atualmente Presidente Estadual da CUT-PE. Entre os presentes no plenário estava representantes do Sindicato dos Comerciários de Carpina e Limoeiro, Sindicato da Limpeza Urbana, Núcleo jurídico do MLC e representante dos municípios de Recife, Jaboatão, Garanhuns, Petrolina, Afogados da Ingazeira e Caruaru-PE.

Homenagem a Luiz Lourenzon. Foto: MLC-PE

Além da saudação dos presentes ao congresso, cabe destacar a homenagem a representantes da classe trabalhadora que nos deixaram recentemente, Luiz Antônio Lourenzon, Diretor da FUP, do SINDPRETRO PE/PB e da CUT Pernambuco, que sempre apoiou a luta da classe trabalhadora, movimentos sociais e em defesa da PETROBRAS, a homenagem foi entregue ao Petroleiro Diego, representante da FUP e do SINDPRETRO PE/PB. A outra homenagem foi a Enfermeira Maria de Fatima Ferreira da Silva que tinha mais de 24 anos de dedicação a atenção básica em Caruaru e era atuante na luta em defesa do piso da enfermagem e faleceu dia 12 de maio (Dia da enfermeira e enfermeiro), semanas antes da vitoriosa luta de anos, que será o pagamento do piso da enfermagem que deve começar em julho, a homenagem foi entregue a presidenta do SEEPE, Ludmila Outtes.

Homenagem a enfermeira Maria de Fatima Ferreira da Silva. Foto: MLC-PE

A tarde ocorreu a mesa de conjuntura com o presidente estadual da UP PE, Thiago Santos, onde abordou a questão do nosso país e a importância de fazer não só a luta econômica, mas avançar na luta política e ideológica. Em seguida foi aberto para o plenário onde dezenas de delegados e delegadas aprofundaram a questão da conjuntura e do estudo feito pelo jornal A VERDADE. O coordenador nacional do MST, Jaime Amorim, anfitrião do local fez a sua saudação neste dia, relembrando a importância da união da classe trabalhadora e que o centro de Formação Paulo Freire em Caruaru, sofreu a poucos anos uma tentativa de destruição pelo governo fascista de Bolsonaro.

Lembrança do MLC a Jaime Amorim do MST, principal movimento na luta pela Reforma Agrária no Brasil. Foto: MLC-PE

Atividades no dia 28

No domingo, foi dado o informe de organização do MLC no estado pelo coordenador Samuel Timóteo onde enfatizou a necessidade de organizar os militantes em núcleos e montar as coordenações municipais, de modo a garantir o debate de temas centrais das lutas, formação política da classe trabalhadora, campanhas salariais, finanças, mobilizações, greves e atuação no movimento sindical e popular. Outra mesa abordou o trabalho a ser desenvolvidos para organizar as mulheres trabalhadoras no MLC, com explanação de Ludmila Outtes (SEEPE) e Nadja Costa (Movimento de Mulheres Olga Benário), como forma de estimular e aumentar a consciência dos presentes da necessidade de aumentar a representatividade das companheiras na organização e nas diretorias dos sindicatos.

A tarde foi realizada a última mesa com o debate da tese, apresentação de propostas, eleição da coordenação estadual do MLC-PE e a delegação para participar do II congresso Nacional representando o MLC de Pernambuco, com a missão de consolidar a unidade da classe trabalhadora para avançar na defesa de um movimento sindical combativo e na construção da sociedade socialista no Brasil.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes