Com truculência, Polícia Civil conduziu ação arbitrária em ocupação do MLB e levou morador detido. Moradores exigem audiência pública com Secretaria de Segurança Pública para tratar da violência policial e do preconceito contra moradores da ocupação.
Coordenação da Ocupação Jean Jacques Dessalines | São Paulo
LUTA POPULAR – Moradores da Ocupação Jean Jacques Dessalines foram surpreendidos com ação truculenta da Polícia Civil na manhã de quinta-feira (18/05) na cidade de São Paulo. Segundo os moradores, cerca de sete policiais entraram com armas em punho após ameaçar e coagir moradora a abrir a porta da ocupação.
Sem mandado ou autorização dos moradores para entrarem no prédio, os policiais revistaram todos os cômodos da ocupação assustando seus moradores e chegando a levar um deles detido.
Não houve informação para qual delegacia ele seria levado, tampouco qual era acusação, o que configura um caso de sequestro. Após mobilização do movimento de moradia, o morador foi liberado no mesmo dia.
Em nota, o núcleo do MLB afirmou: “há quase 2 anos a Ocupação Jean Jacques Dessalines se tornou um lar para muitas famílias que, com esforço coletivo, conseguiram resistir ao grande capital imobiliário e ao fascismo”, ressaltando que “para além do descaso, enfrentamos barreiras que tentam impedir o nosso trabalho de avançar e até mesmo de existir. O ocorrido de hoje foi apenas mais uma amostra de covardia e de violência contra oprimidos que lutam para ter uma sobrevivência digna”.
Esperando respostas e retratação, o MLB e os moradores indignados da ocupação Jean Jacques Dessalines exigem uma audiência pública e a responsabilização do Estado pela conduta dos policiais envolvidos na ação.