UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 2 de março de 2024

Ocupação dos imigrantes Jean Jacques Dessalines completa 2 anos

Leia também

No dia 13 de junho de 2021, no bairro da Liberdade em São Paulo, nasceu a Ocupação dos Imigrantes Jean Jacques Dessalines, fruto da organização popular junto ao MLB.

Renata Mendonça e Felipe Gomes* | São Paulo


LUTA POPULAR – A crise sanitária que se instalou com a pandemia de COVID-19, agravada pela política fascista de Jair Bolsonaro, impossibilitou que milhões de brasileiros pudessem cumprir a recomendação da OMS de distanciamento social.

Além de não garantir a vacina para a população, a gestão anterior foi marcada, dentre outras coisas, pelo aumento do déficit habitacional neste período.

Foi então que, a fim de reivindicar o direito à moradia presente em nossa constituição federal, famílias de trabalhadores imigrantes ocuparam o imóvel localizado na Praça Carlos Gomes que se encontrava abandonado há anos sem cumprir função social e com muitas dívidas.

Próximo ao aniversário de 2 anos da ocupação, em 20 de maio de 2023, os moradores foram surpreendidos com uma ação policial ilegal e truculenta em que tiveram seus quartos revistados e vasculhados sem autorização e uma pessoa foi levada sem mandado de prisão (logo, houve sequestro). Este revoltante acontecimento demonstra como os movimentos sociais são criminalizados e violentados pelo estado burguês.

Contudo, a Ocupação Jean Jacques Dessalines resiste! Além da moradia, é um espaço de organização e de enorme contribuição política na luta pela reforma urbana. Ao longo de sua existência tem sido local de valorização cultural acolhendo manifestações populares, eventos de confraternização e também de formação revolucionária.

Sabendo da constante luta pela retomada da história negra do bairro da Liberdade, a permanência de uma ocupação de trabalhadores imigrantes evidencia a importância da luta pela memória dos povos que construíram o Brasil e a cidade mais rica da América Latina como uma das bases para a construção do socialismo.

*Membros do núcleo de lutas da Liberdade do MLB

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos