UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

domingo, 28 de abril de 2024

Bolsonaro sabia que Covid mataria centenas de milhares e escondeu informação

Segundo reportagem de jornal, a ABIN (Agência Brasileira de Informação) e o Gabinete de Segurança Institucional fizeram relatórios com previsões precisas da quantidade de mortos que o descontrole da pandemia poderia levar. Bolsonaro, Augusto Heleno e Braga Netto sabiam de tudo e não fizeram nada.

Felipe Annunziata | Redação


BRASIL – Em mais de mil relatórios sobre a pandemia, oficiais de inteligência do governo do fascista Bolsonaro tinha previsões e análises precisas sobre os rumos que a pandemia poderia tomar se não tivesse controle do governo. Nos documentos, os agentes deixam claro que não ter nenhum tipo de distanciamento social e outras medidas de prevenção poderia levar a morte de centenas de milhares de pessoas.

A denúncia foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, hoje (28), e foi conseguida através da Lei de Acesso à Informação. Os relatórios traziam cenários classificados de menos graves para mais graves, com estimativas de casos e mortos por COVID entre 2020 e 2021.

Gráfico produzido pelo GSI em 2021 com informações da ABIN mostrando que o governo sabia o potencial de mortes por Covid durante a pandemia. Foto: Folha de São Paulo

Bolsonaro e seus comparsas Augusto Heleno e Braga Netto colocaram os documentos sob sigilo. Os fascistas queriam esconder da população o fato de que sempre souberam de que a COVID-19 poderia causar a morte de mais de 700 mil pessoas.

Estas revelações demonstram que os crimes contra a humanidade cometidos durante a pandemia foram parte de um projeto genocida e fascista para assassinar em massa o povo trabalhador do nosso país. Bolsonaro, Heleno e cia. fizeram isso, pois sabiam que a pandemia iria causar a morte principalmente do povo pobre, negro e das periferias do país.

A cada dia que passa mais provas surgem mostrando que o crime de deixar o povo morrendo de Covid foi uma forma do fascismo tentar implementar seu projeto de tentar dar um golpe no Brasil. Eles usaram a doença para mobilizar suas hordas de arruaceiros e bandidos para criar o clima que gerou os atentados do fim do ano passado e a tentativa de golpe de 8 de janeiro.

Por isso, é fundamental a condenação e prisão de Bolsonaro e seus cúmplices. É a única forma de fazer justiça à memória dos que morreram e suas famílias.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes