UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 28 de maio de 2024

Bahia realiza quatro etapas regionais simultâneas rumo ao 3º Congresso Nacional da Unidade Popular

Etapas regionais das regiões Sudoeste, Recôncavo Baiano, Região Metropolitana e Chapada Diamantina acumularam sobre a realidade local para contribuir com a construção política do partido no estado e nacionalmente. 

Isabella Tanajura | Salvador 


SALVADOR – No último sábado (28) foram realizadas quatro etapas regionais em diferentes localidades da Bahia para tiragem de delegados do Congresso Estadual que elegerá os representantes do estado ao 3º Congresso Nacional da Unidade Popular. Todas as etapas iniciaram com brigadas do Jornal A Verdade denunciando na capa da quinzena a injustiça de um sistema tributário que permite os mais ricos pagarem menos impostos do que a maior parte da população brasileira que luta todo mês para sobreviver com salário mínimo. Após conversar com as pessoas nos bairros, praças, feiras e locais de grande movimentação de pessoas, camaradas dos quatro cantos da Bahia se reuniram para debater as teses apresentadas pela Direção Nacional da Unidade Popular para o terceiro congresso nacional do partido. 

As etapas regionais ocorreram no Sudoeste e Sul da Bahia em Vitória da Conquista, no Recôncavo Baiano em Feira de Santana, na Região Metropolitana de Salvador em Lauro de Freitas e na Chapada Diamantina em Jacobina. Entre as quatro cidades 40 camaradas estavam reunidos para discutir sobre os rumos da luta antifascista no Brasil, o crescimento do partido em milhares de filiados e organização da luta cotidiana com os núcleos da UP em cada território em que o partido esteja presente. Em todas as plenárias esteve presente uma representante do Diretório Estadual da UP na Bahia que acompanhou os debates e a tiragem de delegados. 

É central para este Congresso o debate sobre a organização do povo brasileiro com a construção da núcleos da UP e filiação de milhares de pessoas para lutar contra o aprofundamento da crise do capitalismo. A Unidade Popular pode e deve ser a principal força política para fazer frente ao fascismo no Brasil. 

Construir um grande partido antifascista na terra em que fascista não se cria 

Durante as etapas regionais foi possível discutir nas plenárias sobre o papel da UP na realidade local e como o partido deve atuar nas lutas nas cidades e regiões de todas as partes da Bahia. Jessica Fontes, militante da UP em Vitória da Conquista e membro do Diretório Estadual do partido elaborou sobre a conjuntura da região Sudoeste da Bahia: “A conjuntura nacional de avanço da extrema-direita apesar da derrota eleitoral de Bolsonaro em 2022 ainda deixa resquícios nas políticas municipais e é algo que acontece na principal cidade do Sudoeste, na prefeitura de Vitória da Conquista. [Sheila Lemos] é herdeira do conservadorismo político de Bolsonaro, mas já se mostra enfraquecida a partir da organização da classe trabalhadora e da evidência cada vez mais clara do ataque perpetuado pela extrema-direita aos trabalhadores, ao povo negro e aos povos originários”. 

Na etapa regional da Chapada Diamantina, Zazá Muricy, vice-presidente da UP, relata que as discussões sobre a conjuntura giraram em torno da responsabilidade da Unidade Popular num cenário em que o fascismo avança na América Latina enquanto vivemos um governo de conciliação de classes no Brasil. “Todos os filiados do partido devem se incubir da tarefa de transformar a UP numa ferramenta da classe trabalhadora capaz de intervir nas lutas políticas, econômicas e ideológicas da sociedade frente às circunstâncias de fome e de 11 milhões de imóveis vazios e um déficit habitacional de mais de 6 milhões de pessoas” disse Zazá. 

As próximas etapas regionais serão realizadas em Salvador e Juazeiro no próximo sábado (05) e o Congresso Estadual acontecerá no dia 12 de agosto com a tiragem de delegados que representará a Bahia no 3º Congresso Nacional da UP. A plenária nacional dos delegados ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 2 e 5 de novembro de 2023. 

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes