UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 27 de abril de 2024

10 de setembro: dia da luta contra a gordofobia

O dia 10/09 é conhecido como o Dia de Luta Contra a Gordofobia. Nesta data, é importante combater o preconceito e a discriminação contra pessoas gordas.

Camila Figueiredo | Rio de Janeiro


OPINIÃO – O dia 10 de setembro de 2023 marcou o aniversário de 50 anos do Manifesto pela Libertação das Pessoas Gordas, o Fat Liberation Manifesto. Publicado em 1973 pelas ativistas gordas Judy Freespirit e Aldebran, foi um marco no ativismo gordo, pedindo um olhar mais humano da sociedade a esse segmento.

Por isso, o dia 10/09 ficou conhecido como o Dia de Luta Contra a Gordofobia. Neste dia, são levantadas pautas como conscientização da sociedade sobre a importância do respeito às pessoas gordas que, mesmo sendo maioria na população brasileira, 56% segundo o Ministério da Saúde, pessoas gordas são negligenciadas e têm direitos e acessos negados diariamente na sociedade. 

O documento também critica a indústria da magreza e a objetificação dos corpos gordos; conclama  pelo  fim da discriminação contra pessoas gordas nas áreas de emprego, educação, instalações públicas e serviços de saúde; explica como a gordofobia médica só contribui para a piora da saúde das pessoas gordas; e condena a patologização dos corpos gordos.

50 anos se passaram, e as nossas principais pautas continuam as mesmas. 

Pequenos avanços

O Governo Estadual do Piauí sancionou, no dia 26 de junho, o Estatuto contra a gordofobia, que institui diversas medidas em prol da garantia de direitos de pessoas gordas. O Estatuto prevê melhorias em atendimentos médicos incluindo instituições hospitalares, suporte para acesso ao mercado de trabalho, entre outras medidas, como o combate ao bullying, inclusão e prestação de assistência social.

A Lei Estadual 8090 é um dos avanços para essa luta no Brasil e a promoção da acessibilidade e inclusão.

O descumprimento da Lei acarretará em advertência, por escrito, expedida pelo órgão competente fiscalizador para adequação em 45 dias. Após este prazo, sem a providência por parte do responsável, serão aplicadas multas.

Mais de 40 Projetos de Lei sobre gordofobia já foram registrados no Brasil. No último ano, os processos judiciais relacionados à gordofobia aumentaram 314%. Combater gordofobia é sobre garantir direitos, que para algumas pessoas pode ser algo comum, mas que para pessoas gordas é oportunidade de ter uma vida normal.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes