UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 28 de maio de 2024

Unidade Popular do Rio Grande Norte realiza 3° congresso em Natal

No dia 30 de setembro, foi realizado o 3° congresso estadual da Unidade Popular do Rio Grande do Norte. O evento reuniu cerca de 100 pessoas de todo o Estado para debater a luta pelo socialismo no RN.

Kivia Moreira, Unidade Popular RN


No dia 30 de setembro, cerca de 100 militantes da Unidade Popular no estado do Rio Grande do Norte (RN) realizaram o 3° Congresso Estadual e Municipal da Unidade Popular, sendo um dia marcado de debates sobre a conjuntura nacional e estadual a fim de concretizar as lutas fundamentais no RN e no país.

No congresso, houve representação de 6 municípios do estado: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Pau dos Ferros, Apodi e Mossoró no congresso, demonstrando um grande crescimento de militantes da Unidade Popular no estado. 

Além disso, o evento mostrou uma grande diversidade de pessoas que constroem a Unidade Popular: povo negro, a juventude, mulheres, trabalhadores, moradores de ocupação urbana, estudantes, pessoas LGBT+ e povos indígenas. Na fala do militante indígena e um dos membros do Diretório Estadual da Unidade Popular, Îawotĩ Potygûara, afirmou: “Eu, com outros parentes indígenas da Unidade Popular de outras partes do Brasil, estamos organizando – e já enviamos a tese para o partido – para criar o primeiro coletivo indígena dentro de um partido político.”

Durante o debate, diversos temas foram discutidos: realização de campanha pelo transporte público, a autossustentação pelo pagamento das cotas dos filiados, realização e participação dos núcleos da Unidade Popular, bem como a luta nacional pela revogação da reforma trabalhista e pela punição dos torturadores e assassinos da ditadura militar. 

Nesse sentido, a militância potiguar da UP reafirmou papel fundamental do partido para a luta revolucionária a fim de garantir os direitos dos trabalhadores, pelo fim da pobreza, miséria e exploração do sistema capitalista. Por isso, foi aprovada uma delegação de 6 pessoas para o Congresso Nacional da Unidade Popular, que ocorrerá em novembro do Rio de Janeiro. Além disso, foram aprovadas também, por unanimidade, os novos membros dos diretórios estadual e municipal de Natal para dirigir as lutas dos trabalhadores no estado

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes