UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 27 de abril de 2024

Luta das mulheres conquista imóvel para nova casa de referência em Cabo Frio

Localizada na cidade de Cabo Frio, o espaço da Casa de Referência Inês Etienne Romeu foi conquistado e atuará como ponto de acolhimento a mulheres em uma das regiões mais violentas do estado.

Redação RJ


MULHERES – No dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra Mulher, o Movimento de Mulheres Olga Benario realizou sua primeira ocupação no interior do estado do Rio de Janeiro. Localizada na cidade de Cabo Frio, o espaço da Casa de Referência Inês Etienne Romeu foi conquistado e atuará como ponto de acolhimento a mulheres em uma das regiões mais violentas do estado.

A Região dos Lagos é uma das regiões mais violentas para as mulheres no estado do Rio de Janeiro. Como enfrentamento a isso, o movimento organizou diversos atos e mobilizações para denunciar a falta de políticas públicas, lutar pela resolução dos casos e para manter viva a memória das vítimas.

Essa conquista é fruto do reconhecimento desse trabalho diário que vem sendo desenvolvido há anos pelo Movimento de Mulheres Olga Benário na região, organizando as mulheres e conscientizando da importância de lutar por uma sociedade que seja de fato livre da opressão contra a mulher. 

O reconhecimento desse trabalho pela prefeitura foi fundamental para o compromisso de cessão do espaço ao movimento. Mesmo após um início de negociações marcado por intransigência e ameaças por parte da Guarda Municipal, o diálogo com órgãos como a Secretaria de Direitos Humanos do município foi fundamental para a realização do entendimento entre as partes.

Reconstrução do espaço

O imóvel, localizado na Rua Itajuru, 126, no centro de Cabo Frio, encontrava-se sem qualquer tipo de função social há mais de uma década e em estado de completo abandono. O imóvel encontrava-se depredado e em poucas horas foi profundamente transformado pelas militantes do movimento.

Os cômodos, que estavam abarrotados de entulho, foram limpos e boa parte do espaço externo foi capinado. Também foi instalada rapidamente uma cozinha para alimentação das ocupantes e uma comissão prontamente se encarregou dos trabalhos relativos à estrutura geral do espaço.

Tudo isso foi realizado a partir da luta coletiva pela construção de um espaço de acolhimento a mulheres na região, contando também com apoio de voluntários e de apoiadores, com doações de alimentos, roupas, itens de higiene pessoal e de demais materiais para estrutura.

Em poucas horas, o trabalho coletivo das ocupantes conseguiu transformar o espaço. Foto: Marcela Werneck.

Pela Vida das Mulheres

A importância desse espaço para a região é a de permitir que mulheres que sejam vítimas de qualquer tipo de violência e abusos possam ser acolhidas em um espaço que lute por sua libertação e ofereça assistência jurídica e psicológica.

Para garantir o acordo de cessão do espaço, as militantes e voluntárias continuarão ocupando o local até que este seja, de fato, concretizado. A construção dessa casa de referência é uma forma de lutar pelo poder popular, fortalecendo o movimento de mulheres na região, e garantindo uma alternativa para as mulheres vítimas de violência.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes