UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Scientex: um evento para ou contra os estudantes?

Leia também

A Scientex é um evento realizado anualmente pela Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf) para divulgação de todo o conhecimento científico produzido pelos estudantes de graduação e pós-graduação junto aos professores. No entanto, quando falamos da possibilidade dos estudantes estarem presentes na atividade, a Univasf  demonstra descaso com as condições de participação dos campi mais afastados da sede, prejudicando a integração e a valorização dos trabalhos desenvolvidos nessas unidades.

Christian Anderson | Petrolina-PE


EDUCAÇÃO – A Scientex é um evento realizado anualmente pela Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf) para divulgação de todo o conhecimento científico produzido pelos estudantes de graduação e pós-graduação junto aos professores. Também é um momento de reunião de todos os campi e de troca de conhecimentos e experiências. Esse ano, ele será realizado no Campus Sede, em Petrolina, e contará com a presença de diversas palestras e oficinas sobre os mais variados assuntos.

Entretanto, quando falamos da possibilidade de os alunos estarem presentes no evento, a Univasf mostra um descaso absurdo com as condições de participação dos estudantes dos campi mais afastados da sede. Os estudantes do Campus São Raimundo Nonato, no Piauí, chegaram na última terça-feira (21), não foram recebidos pela Universidade e sequer tinham aonde ficar. Esses alunos ficaram à deriva, esperando algum servidor da Reitoria tomar providência sobre a sua estadia, alimentação e alojamento de maneira urgente, o que aconteceu apenas após o envio de reclamações.

Esses mesmos alunos foram instruídos a se alimentarem no Campus Sede. Contudo, o café da manhã não é disponibilizado nesse campus, o que gerou uma situação de estresse e revolta, já que esses alunos não puderam se alimentar até que fosse tomada uma nova providência de os encaminhar para o Campus Ciências Agrárias (CCA), no qual eles poderiam se alimentar.

Além disso, é importante destacar que o ônibus que transportava os alunos de Salgueiro estava muito velho e apresentou um problema no seu funcionamento no meio da viagem, tendo que fazer uma parada de emergência no meio da rodovia, pondo em risco a vida dos estudantes e dos trabalhadores responsáveis pela viagem. Graças a ajuda de um professor, que pagou o conserto do ônibus, esses estudantes conseguiram chegar ao destino. Esse valor pago pelo professor não vai ser ressarcido pela Univasf, visto que não foi um dos mecânicos que possuem contrato com a instituição.

A Scientex é um espaço para todos, mas a Univasf, por meio da falta de compromisso com a participação democrática dos estudantes de todos os campi, acaba se posicionando, na prática, contra essa ideia, dificultando a acessibilidade desses alunos a alimentação, estadia e transporte e fornecendo soluções apenas em situação de emergência, sem demonstrar o mínimo de planejamento e cuidado com o bem estar desses estudantes. O Diretório Central do Estudantes (DCE) acompanhou os descasos e vem cobrando uma postura mais compromissada da Reitoria para que a Scientex ocorra bem nos próximos dias, e que a Univasf não volte a cometer os mesmos erros neste e nos próximos eventos.

*Christian Anderson é membro do DCE da Univasf

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos