UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

segunda-feira, 24 de junho de 2024

UJR organiza lançamento da obra “Ministro Che Guevara” na Bahia

A atividade realizada na UFBA foi muito importante para renovar o espírito revolucionário seguindo o exemplo de Che Guevara relatado no livro do escritor cubano Tirso Saenz. 

Vit Louise | Salvador


JUVENTUDE – No dia 12 de dezembro de 2023, a União da Juventude Rebelião (UJR) organizou o lançamento da segunda edição da obra “O Ministro Che Guevara” escrita pelo colaborador e ex vice-ministro da Indústria em Cuba, Tirso Saenz, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

O evento contou com uma mesa composta por Eslane Paixão, presidenta estadual da Unidade Popular pelo Socialismo (UP); Ivone Souza, presidenta da associação José Martí na Bahia; Isabella Tanajura da redação do Jornal A Verdade, Gregório Gould pelo Partido Comunista Revolucionário (PCR) e Vit Louise da coordenação da UJR. As intervenções trouxeram um panorama geral da perspectiva socialista do trabalho, além de apresentar a importância da figura de Che como símbolo revolucionário latino-americano, trazendo a força do exemplo como um aspecto imprescindível para a organização do povo.

“Esse evento está sendo muito importante para mim no dia de hoje, principalmente porque o que mudou minha consciência, foi ler uma biografia do Che. Isso foi um divisor de águas na minha vida e fez com que eu tivesse vontade de me radicalizar. Assim, escutar a intervenção da mesa e compreender as contribuições de Che para o processo de planificação da economia tem me dado muita perspectiva. Estou ansioso para ler essa obra” relata Diogo Burgos, militante da UJR e estudante da UFBA. 

Militantes deram depoimento sobre exemplo do Che (Foto: Ícaro Vergne / Jornal A Verdade)

Renovar o espírito revolucionário com o exemplo de Che Guevara

Para Eslane Paixão “Che é o patrono da UJR pela sua força do exemplo e de abnegação, por isso, muito me orgulha a UJR construir e reivindicar essa força e esse exemplo, já que a burguesia faz de tudo para distorcer a imagem de um homem que tem muito a nos ensinar”. A presidente da UP na Bahia acredita que  manter erguida a bandeira da rebelião, como anuncia Che, é uma das tarefas da juventude, pois “ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética como diria o próprio Che!”. 

Durante as intervenções da mesa e do plenário Ivone Souza se mostrou muito emocionada com as falas. Para ela, a organização da publicação dessa obra renovou energias e esperanças em um futuro socialista. Nas considerações finais do evento “muito me anima estar cercada de jovens revolucionários! Eu construí outra juventude em minha época de movimento estudantil, mas apesar das diferenças, vejo em vocês a força e a vitalidade dos revolucionários. Muito me anima construir esses espaços de resistência e quero beber dessa fonte juventude onde a energia revolucionária está sempre presente!”. 

Realizar o lançamento dessa obra trouxe um outro grau de compreensão da dimensão do relato de Saenz. Vários camaradas que já iniciaram ou concluíram a leitura da obra puderam colocar suas impressões e ganhar outros militantes, apoiadores e demais apreciadores no evento do lançamento para adquirir seu exemplar e ter mais ânimo para ler essa obra fundamental na formação dos militantes. Assim, apresentar o aspecto de Che onde ele foi um estrategista econômico é essencial para se debater a importância dos comunistas sempre vencerem seus limites. Depois das intervenções do plenário, o evento encerrou com a UJR da Bahia sendo homenageada com um boné de Cuba pela Associação José Martí.  Todos que participaram do evento saíram mais fortalecidos e convictos de que construir um outro país com um sistema econômico socialista é possível.

Reafirmar a palavra de ordem “Ousar lutar, ousar vencer, seremos todos como o Che!” é algo que está em vigor na União da Juventude Rebelião.

Viva Fidel e Che, revolução em Cuba livre é pra valer! 

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes