Unidade Popular (UP) realizou convenções e aprovou candidaturas em três cidades do RJ. Na capital, aprovou as candidaturas de Juliete Pantoja e Vinicius Benevides para a prefeitura.
Redação RJ
BRASIL – Em convenções municipais nas cidades do Rio de Janeiro, Cabo Frio e Duque de Caxias, a Unidade Popular (UP) aprovou suas candidaturas para as eleições municipais no estado do RJ. Nas duas primeiras cidades, o partido lançou candidaturas à prefeitura. A luta antifascista e a defesa do socialismo foram os principais temas debatidos nos espaços partidários.
Em Duque de Caxias, o partido decidiu lançar candidaturas à Câmara Municipal e apoiar o candidato Wesley Teixeira (PSB), numa frente de partidos de esquerda e progressistas para enfrentar as oligarquias locais aliadas do Centrão e do fascismo.
Convenção do Rio aprova chapa de vereadores e para a prefeitura
Na capital fluminense, a convenção ocorreu no último domingo (04), confirmou o lançamento da candidatura de Juliete Pantoja à Prefeitura da capital fluminense. Juliete tem 34 anos, é educadora popular, milita no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) há 10 anos e é presidente estadual da Unidade Popular. Em 2022, foi candidata a governadora pela UP.
A Convenção Eleitoral foi realizada no Clube dos Democráticos, na Lapa e contou com cerca de 400 pessoas, entre filiados, apoiadores e imprensa. No evento, foi aprovado também o programa que a UP defenderá na campanha eleitoral.
No evento, Juliete Pantoja destacou: “Nosso programa é comprometido com a luta dos trabalhadores e denuncia o descaso sofrido pelo povo que é governado pela prefeitura dominada pelo Centrão. Governo esse que privatiza áreas essenciais como a saúde e o transporte, além de não resolver os principais problemas da população carioca. Temos mais de meio milhão de famílias sem moradia e cerca de um terço da população em situação de fome. As nossas candidaturas têm o objetivo de denunciar essa política aplicada nos últimos anos, e, ao mesmo tempo, apontar que a saída é pela esquerda e não a volta do fascismo, apresentando uma prefeitura com real participação popular, em que o povo de fato governe a cidade.”
No evento, foi lançada e confirmada também a candidatura de Vinícius Benevides à vice-prefeitura da cidade. Vinícius Benevides tem 46 anos, é morador da zona oeste, camelô e militante do Movimento se Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Em 2020, foi candidato a vereador no Rio de Janeiro pela UP. Esta pode ser a primeira vez que a capital fluminense tem um trabalhador ambulante ocupando o cargo de vice-prefeito.
O partido aprovou também uma chapa de quatro candidaturas à Câmara Municipal. Giovanna Almeida, estudante da UFRJ e militante da UJR (União da Juventude Rebelião) e do Movimento Negro Perifa Zumbi, Monique Zuma, advogada popular e militante do Movimento de Mulheres Olga Benario, Renan do MLB, educador popular e militante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e da luta por moradia digna e João Herbella, militante da UJR e estudante antifascista.
Cabo Frio aprova chapa antifascista para a Prefeitura e Câmara
Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, a convenção da UP foi realizada no último sábado (03). O evento, que contou com a expressiva participação de sua militância, marcou o lançamento das candidaturas de Vinicius Seguraço para prefeito e Thainá Teixeira como vice-prefeita. Além disso, foram anunciadas as candidaturas de Chantal Campelo e Ray Monteiro para vereança.
Em seu discurso, Vinicius Seguraço reafirmou seu compromisso com a classe trabalhadora e a juventude das periferias. Destacou ainda a importância da luta antifascista e convocou todos os presentes a se unirem na construção de sua candidatura, enfatizando o caráter coletivo e popular desta jornada.
“A nossa candidatura é um projeto coletivo, feito pelo povo e para o povo. Estamos aqui para representar a voz dos trabalhadores, da juventude e de todos que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Seguraço.
A convenção também reforçou o compromisso com os princípios do socialismo e com a defesa dos direitos da população. A militância presente demonstrou entusiasmo e apoio às candidaturas, evidenciando a força e a união do partido na luta por um futuro melhor.
UP se prepara para enfrentar o fascismo e o Centrão nas eleições
Outro fato importante das convenções da UP no estado do RJ é que elas também reuniram a militância das cidades onde o partido não lançará candidatos, mas em que o partido também fará campanha para candidatos antifascistas.
O Rio de Janeiro vive uma realidade de controle das prefeituras municipais por famílias de milionários. Os prefeitos do estado usam dos executivos municipais para eleger deputados e vereadores de direita e fascistas para poder aprovar medidas antipopulares. Para termos uma ideia, nenhum prefeito do Rio até hoje se colocou contrário à privatização da empresa de água e esgoto do estado (CEDAE), que hoje faz a população pagar uma conta de água cara.
Ao mesmo tempo, os serviço públicos continuam sob controle dos políticos de direita de plantão. O SUS no Rio sofre com falta de pessoal e estrutura básica e em muitas cidades o povo tem que contar com a boa vontade de vereadores e prefeitos para conseguir uma consulta.
As candidaturas e a campanha eleitoral da UP, de acordo com as lideranças do partido, vem para questionar este sistema e apresentar ao povo trabalhador uma alternativa socialista e antifascista aos ataques do fascismo e do Centrão aos direitos do povo.