UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Fome é a realidade para metade dos amazonenses

A capital do Amazonas, Manaus, tem o quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Apesar disso, o estado enfrenta uma grande desigualdade social, com a fome atingindo metade dos amazonenses.

Redação Amazonas


O Amazonas é o maior Estado do Brasil em extensão territorial e também é o que detém a maior parte da Amazônia Legal. Sua capital, Manaus, concentra 50% da população, ultrapassando dois milhões de habitantes.

O estado também conta com a Zona Franca de Manaus, implementada no início Ditadura Militar, com o lema “integrar para não entregar”. Possui hoje mais de 600 indústrias do ramo comercial, de tecnologia e agropecuária, sendo os maiores do setor automobilístico (motos) e eletroeletrônicos (eletrodomésticos/informática). Nesse sentido, pesquisa realizada pelo IBGE, em 2021, apontou Manaus como o 5° maior PIB do Brasil, mais de R$ 100 bilhões.

Apesar de tanta riqueza produzida pela classe trabalhadora, o Amazonas é o segundo estado com maior índice de insegurança alimentar (leia-se: fome) no país, atrás somente do Pará. Pelo menos 350 mil pessoas (10% da população) estão em situação grave, ou seja, não têm o que comer, somados a mais de um milhão que não têm acesso à alimentação suficiente para suprir suas necessidades.

Esta é a realidade do povo pobre do Brasil: trabalha para enriquecer os capitalistas, mas passa fome. Vamos dar um basta nisso!

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes