UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

domingo, 8 de dezembro de 2024

Sintracon realiza 1º Seminário dos Trabalhadores da Construção Civil de Caruaru

Outros Artigos

O Sintracon realiza a primeira edição do seminário, que reuniu operários e operárias na cidade de Caruaru, agreste pernambucano, para debater a atual conjuntura do país e fortalecer a luta categoria.

Felipe Barros | Caruaru – PE


TRABALHADOR UNIDO – No dia 21 de novembro, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Caruaru – PE (SINTRACON), reuniu no Auditório Gregório Bezerra mais de 100 operários e operárias de 49 canteiros para o 1º Seminário dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Construção Civil. Um momento histórico para o sindicato e a categoria na região.

As atividades do seminário iniciaram com a realização da ação do Novembro Azul, com a oferta de exames e consultas com os laboratórios parceiros do SINTRACON e com palestras sobre a conscientização e prevenção do câncer de próstata.

Abrindo os debates do seminário, o editor do jornal A Verdade e membro do Comitê Central do Partido Comunista Revolucionário (PCR), Luiz Falcão, fez uma análise da atual conjuntura política, social e econômica do Brasil, trazendo para o debate como o aumento da exploração da classe trabalhadora e o avanço do neoliberalismo tem destruído ainda mais a saúde e as garantias básicas para garantir o mínimo para sua subsistência. Ainda em sua fala, apontou uma das contradições desse sistema ao lembrar que os trabalhadores da construção civil produzem todas as riquezas do nosso país, colocam as cidades de pé, mas muitos não têm se quer onde morar, além de viver com um salário de fome.

Após o almoço, a mesa sobre a organização da classe trabalhadora contou com a participação do presidente estadual da Unidade Popular (UP) em Pernambuco, Thiago Santos; da dirigente estadual do Movimento Luta de Classes (MLC) e presidente municipal da UP, Iany Morais; e da estudante, militante da União da Juventude Rebelião (UJR) e candidata da UP à prefeitura de Caruaru na última eleição, Maria Santos.

Os debatedores apontaram a necessidade da organização da classe trabalhadora em seus sindicatos, nos movimentos e partidos comprometidos com a luta da classe trabalhadora, apresentando o MLC e a UP como instrumentos de organização e luta para os delegados e delegadas presentes no seminário.

Para José Henrique, presidente do SINTRACON e militante do Movimento Luta de Classes (MLC), “a atividade cumpriu com o seu papel. O seminário foi pensado para conscientizar os trabalhadores e mostrar que para mudar nossa realidade é preciso se organizar. Posso reafirmar que essa meta foi cumprida e que agora vamos intensificar ainda mais o trabalho do sindicato nos canteiros de obras. Todos saímos daqui renovados”.

Durante o seminário, a militância da UP divulgou o jornal A Verdade e filiou dois trabalhadores nas fileiras do partido. Sem dúvidas, os operários e operárias da Construção Civil saíram mais fortalecidos e ganhos para se organizarem na luta por mais direitos. E é esse o caminho para avançar ainda mais na construção de uma alternativa para essa sociedade: organizar cada vez mais os trabalhadores e trabalhadoras.

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes