Um trabalhador da Limpeza Urbana morreu atropelado depois de cair de um caminhão de lixo no bairro da Muribeca, na PE-17, no município de Jaboatão dos Guararapes-PE. Essa tragédia ocorreu por volta das 9h do dia 26 de junho.
Esse não é o primeiro acidente com morte na Limpeza Urbana em Pernambuco. No dia 14 de janeiro deste ano José Marcos da Silva, de 33 anos, e Sérgio Ricardo Cristovão de Freitas, de 39 anos morreram após um caminhão de lixo da empresa LOCAR sair da pista e se chocar contra uma árvore no município do Cabo de Santo Agostinho. No dia 30 de novembro de 2013, o trabalhador Marcelo Vicente de Moura, de 41 anos morreu quando caiu de um trator que transportava lixo na cidade de Buenos Aires, interior do estado.
Outro caso foi o de Joseildo Gonçalo de Sousa que também foi vítima de um grave acidente chegando a ser socorrido com uma hemorragia interna. O acidente ocorreu em maio do ano passado, na cidade de Surubim-PE, quando Joseildo ficou preso na carroceria de um caminhão que tombou.
Acontece que os capitalistas donos das empresas só se interessam em aumentar seus lucros e não investem em treinamentos, equipamentos de proteção e ainda promovem longas jornadas de trabalho que graças ao cansaço, acabam provocando acidentes.
O SINDLIMP-PE exige que sejam tomadas as providências para acabar com as mortes dos trabalhadores da limpeza urbana e os acidentes de trabalho no nosso estado.
Redação-PE