A data 26 de julho continua inspirando milhares de revolucionários pelo mundo.
Lucas Marcelino
Unidade Popular Pelo Socialismo
Foto: Divulgação
A Revolução Cubana, que derrubou o ditador Fulgêncio Batista e libertou o país da exploração dos EUA no dia 01 de janeiro de 1959, começou bem antes com uma ação que saiu muito diferente do esperado, mas animou o povo a lutar pela liberdade.
No dia 26 de julho de 1953, um grupo de rebeldes liderados por Fidel Castro tentou tomar de assalto o Quartel Moncada como primeiro golpe no exército cubano para, a partir dali, seguir rumo à derrubada da ditadura apoiada pelos EUA.
O ataque foi um fracasso e a maioria dos combatentes terminou morrendo em combate, sendo assassinados ou presos.
Entre os sobreviventes estava o líder, Fidel Castro, que passou alguns anos preso antes de ser liberto e fez sua própria defesa durante seu julgamento.
Nela demonstrou que os criminosos eram os que estavam no poder e quem os apoiava. E com a firmeza de quem confia no povo, após ser liberto, seguiu firme na construção do exército rebelde.
O Dia da Rebeldia Cubana ficou marcado na história do país e é comemorado todos os anos como forma de demonstrar que se render ao poder da burguesia é o caminho da miséria do povo e que mesmo uma pequena nação, se segue o caminho da revolução, será livre!
Por isso comemoramos e saudamos o povo cubano pelo Dia da Rebeldia Cubana e nos inspiramos em seu exemplo.