UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

26 de julho – Que o Dia da Rebeldia Cubana nos inspire para a luta

A data 26 de julho continua inspirando milhares de revolucionários pelo mundo.

Lucas Marcelino
Unidade Popular Pelo Socialismo


Foto: Divulgação


A Revolução Cubana, que derrubou o ditador Fulgêncio Batista e libertou o país da exploração dos EUA no dia 01 de janeiro de 1959, começou bem antes com uma ação que saiu muito diferente do esperado, mas animou o povo a lutar pela liberdade.

No dia 26 de julho de 1953, um grupo de rebeldes liderados por Fidel Castro tentou tomar de assalto o Quartel Moncada como primeiro golpe no exército cubano para, a partir dali, seguir rumo à derrubada da ditadura apoiada pelos EUA.

O ataque foi um fracasso e a maioria dos combatentes terminou morrendo em combate, sendo assassinados ou presos.

Entre os sobreviventes estava o líder, Fidel Castro, que passou alguns anos preso antes de ser liberto e fez sua própria defesa durante seu julgamento.

Nela demonstrou que os criminosos eram os que estavam no poder e quem os apoiava. E com a firmeza de quem confia no povo, após ser liberto, seguiu firme na construção do exército rebelde.

O Dia da Rebeldia Cubana ficou marcado na história do país e é comemorado todos os anos como forma de demonstrar que se render ao poder da burguesia é o caminho da miséria do povo e que mesmo uma pequena nação, se segue o caminho da revolução, será livre!

Por isso comemoramos e saudamos o povo cubano pelo Dia da Rebeldia Cubana e nos inspiramos em seu exemplo.


Outros Artigos

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes