UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Desemprego é o maior problema do país para 51% dos brasileiros

Outros Artigos

PELO EMPREGO – Trabalhadores lutam no Brasil todo demissões e por emprego digno. (Foto: Reprodução)
“Com o aumento generalizado do custo de vida no país, falta de estrutura hospitalar, necessidade de cuidados durante a pandemia, privatizações, concessões e especulação financeira anárquica, a população brasileira vive um dos piores momentos da sua história recente, com um agravamento da miséria, fome, morte e desemprego.”
André Molinari

SÃO PAULO (SP) – Pesquisa divulgada na última terça-feira (09/03) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 51% da população enxerga o desemprego como o principal problema do país e 41% apontam que promover a geração de empregos deveria ser a prioridade do governo para este ano. Saúde é a segunda prioridade de acordo com a pesquisa.

No mês de agosto de 2020 dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que cerca de “40 milhões de brasileiros gostariam de trabalhar, mas não encontram trabalho ou deixaram de procurar”, sendo 31% destes pessoas “desocupadas” (12,4 milhões de pessoas) e 69% pessoas que estão fora da força de trabalho, mas gostariam de trabalhar (28 milhões de pessoas).

Durante o ano passado o Brasil teve mais de 2 milhões de trabalhadores e trabalhadoras empurrados ao desemprego devido à falta de políticas públicas durante a pandemia por parte dos governos municipais, estaduais e federal. 

Com o aumento generalizado do custo de vida no país, falta de estrutura hospitalar, necessidade de cuidados durante a pandemia, privatizações, concessões e especulação financeira anárquica, a população brasileira vive um dos piores momentos da sua história recente, com um agravamento da miséria, fome, morte e desemprego. 

A reivindicação pelo simples, porém tão lógico, direito ao trabalho se torna mais forte e mostra a ineficácia do sistema capitalista. A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira” – nº 55, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada no dia 09 de março deste ano, entrevistou 2.002 pessoas em 126 municípios diferentes em dezembro de 2020. O objeto central da pesquisa são os “Principais Problemas do País e Prioridades para 2021”.

51% dos entrevistados responderam que o desemprego é o principal problema do país e 41% apontam que promover a geração de empregos deveria ser a prioridade do governo para este ano. Saúde é a segunda prioridade de acordo com a pesquisa. O quadro atual do país demonstra que os Governos atuais não são capazes de dar resposta aos dois principais problemas sentidos pelo povo.

As três prioridades que se sucedem após emprego e saúde são, em ordem decrescente, o combate à corrupção, melhoria na qualidade da educação e o combate à violência e criminalidade (cada entrevistado pode elencar até três prioridades).

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes