Bento Xavier
SÃO PAULO – Diante da necessidade de acesso ao entretenimento e à cultura, visto que mesmo antes da pandemia este acesso era limitado para a juventude trabalhadora e que com a chegada do vírus ficou ainda mais difícil manter atividades desse tipo, em parceria com a UJR e a Escola Tamuya de Formação Popular, foi criado o CineClube do Jornal A Verdade no ABC Paulista, que, por enquanto, ocorrerá de forma online.
A primeira sessão ocorreu na terça (13/4) e reuniu mais de 30 jovens para assistir ao filme “O dia que durou 21 anos”, documentário que expõe o caráter imperialista do Golpe Militar de 64, que completou 57 anos no último dia 1º de Abril e foi realizado em defesa dos interesses dos capitalistas nacionais e internacionais e com intervenção do governo norte-americano. Após a exibição do filme, o camarada Wanderson Nunes, membro do Diretório Nacional da Unidade Popular, discorreu sobre os fatos que envolveram o Golpe de 64 e foi aberto o debate entre os participantes.
O CineClube é uma iniciativa da juventude que reclama seus direitos à cultura e educação. Ainda em seu início, busca promover um espaço de valorização das produções cinematográficas, sendo priorizadas as brasileiras, mas principalmente aquelas que buscam retratar a nossa realidade como povo trabalhador, e contribuir para que cada vez mais jovens tenham acesso a esse espaço de aprendizado e criação.