UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Convenção da UP aprova Carol Vigliar como candidata ao Governo de São Paulo

Outros Artigos

Partido disputa a sua primeira eleição geral e terá  a única candidata mulher para o Governo paulista. UP aprovou também candidaturas ao Senado, a Deputada Federal e Deputadas Estaduais

Redação SP


BRASIL – O partido Unidade Popular (UP) oficializou Carolina Vigliar como candidata ao Governo do Estado de São Paulo neste sábado (30), em convenção estadual realizada com seus filiados. O evento aconteceu de maneira híbrida, com sede na Casa de Referência para Mulheres Laudelina de Campos Melo, localizada no Canindé, na capital paulista.

Carol Vigliar tem 40 anos, é casada e mãe de duas crianças. Nasceu em São Paulo e hoje mora em Diadema, ABC Paulista. Atuou no MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), movimento pelo qual construiu grandes ocupações de moradia em Diadema. 

Carol também foi fundadora do Movimento de Mulheres Olga Benário, do qual é uma das coordenadoras nacionais. Também faz parte da coordenação das Casas de Referência para as Mulheres (Helenira Preta, Laudelina e Carolina Maria de Jesus), construídas pelo movimento em São Paulo. Neste trabalho, atua no enfrentamento da violência contra as mulheres e na organização dessas.

Como vice de Carol Vigliar, a Unidade Popular aprovou a economista Rafaela Carvalho, de 33 anos. Mestre em História Econômica pela USP, ela também compõe a Coordenação Nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário, além de ser Coordenadora Geral da Escola Tamuya de Formação Popular.

Carol Vigliar (direita) e Rafaela Carvalho (esquerda), candidatas a governadora e vice aprovadas pela Unidade Popular. Foto: JAV/SP

UP confirma candidaturas ao Senado, Câmara e ALESP

Na convenção, o partido aprovou também outras quatro candidaturas para as eleições que acontecem em outubro. Ao Senado, foi confirmado o nome de Vivian Mendes, de 41 anos. Presidenta estadual do partido, ela é bacharel em Comunicação Social pela Unesp e membro da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos. Vivian trabalhou ainda na Comissão da Verdade Rubens Paiva, lutando por memória, verdade e justiça para as vítimas da ditadura militar. 

Como candidata a Deputada Federal, o partido terá Isis Mustafa, de 25 anos. Nascida em Itapecerica da Serra, ocupou o cargo de Secretária Geral da União Nacional dos Estudantes (UNE) e é estudante de Políticas Públicas com ênfase em políticas de combate à violência contra a mulher na UFABC.

Para Deputada Estadual, a Unidade Popular terá duas candidaturas. Uma delas é de Ligia Mendes, 43 anos, que é fonoaudióloga e servidora municipal da saúde, defensora incansável do SUS. Em 2020, Ligia foi candidata a vereadora na cidade de São Paulo.

Além dela, Amanda Bispo, 25 anos, é outro nome que concorrerá a uma cadeira na Alesp. Coordenadora da Casa de Referência para Mulher Helenira Preta e do Movimento de Mulheres Olga Benário, é formada em Engenharia de Gestão pela UFABC e trabalhou em indústrias automobilísticas da região. Também em 2020, foi candidata à Prefeitura da cidade de Mauá.

Nacionalmente, a Unidade Popular oficializou a candidatura de Leonardo Péricles à Presidência da República no último domingo (24). Único homem negro entre os presidenciaveis, ele terá como vice a dentista Samara Martins, mulher negra moradora de Natal (RN).

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes