A capital do Amazonas, Manaus, tem o quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Apesar disso, o estado enfrenta uma grande desigualdade social, com a fome atingindo metade dos amazonenses.
Redação Amazonas
O Amazonas é o maior Estado do Brasil em extensão territorial e também é o que detém a maior parte da Amazônia Legal. Sua capital, Manaus, concentra 50% da população, ultrapassando dois milhões de habitantes.
O estado também conta com a Zona Franca de Manaus, implementada no início Ditadura Militar, com o lema “integrar para não entregar”. Possui hoje mais de 600 indústrias do ramo comercial, de tecnologia e agropecuária, sendo os maiores do setor automobilístico (motos) e eletroeletrônicos (eletrodomésticos/informática). Nesse sentido, pesquisa realizada pelo IBGE, em 2021, apontou Manaus como o 5° maior PIB do Brasil, mais de R$ 100 bilhões.
Apesar de tanta riqueza produzida pela classe trabalhadora, o Amazonas é o segundo estado com maior índice de insegurança alimentar (leia-se: fome) no país, atrás somente do Pará. Pelo menos 350 mil pessoas (10% da população) estão em situação grave, ou seja, não têm o que comer, somados a mais de um milhão que não têm acesso à alimentação suficiente para suprir suas necessidades.
Esta é a realidade do povo pobre do Brasil: trabalha para enriquecer os capitalistas, mas passa fome. Vamos dar um basta nisso!