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sexta-feira, 14 de março de 2025

Makarenko e a educação popular na União Soviética

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Anton Semyonovich Makarenko (1888-1939) foi um pedagogo que empreendeu grandes esforços para universalizar a educação na União Soviética, deixando um importante acúmulo para a educação popular no mundo.

Josué Nascimento | Redação RN


EDUCAÇÃO — Hoje, quais são os objetivos da educação brasileira? As universidades e escolas cumprem o papel lecionador, crítico e formativo? Na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Anton Makarenko se debruçava sobre estas questões.

Makarenko nasceu em Bilopillia, Sumy, na Ucrânia, filho de uma família extremamente pobre. Foi educado em casa e cursou o primário anos depois, porém, foi educado com a língua russa, já que a língua ucraniana era proibida de ser falada pelo império czarista. No começo do século XX, já formado e diretor de uma escola primária, acompanhou o cenário político que o  Partido Operário Social-Democrata da Rússia (PSDOR) atuava até então e, em 1905, quando os trabalhadores e trabalhadoras fazem a primeira revolução, Makarenko se organiza em círculos de leitura dos jornais revolucionários, como o jornal bolchevique Novaia Jizn (Nova Vida), conhecendo melhor os textos de Máximo Gorki e de Lenin.

Assim, ele compreendeu que a educação não teria outro objetivo se não rompesse com a lógica educacional burguesa e o sistema de exploração. Em vida, Makarenko têm como foco na Rússia dois trabalhos: A Colônia Gorki (1920-1927) e Comuna de Dzerjinski (1927-1935). Os dois trabalhos serviram de importante teor prático e teórico na construção do socialismo, pois procurou criar um sistema geral de educação no qual o objeto era a coletividade e não o indivíduo.

A educação popular na URSS

Anton Makarenko buscou solucionar em conjunto com a Revolução Russa de 1917 os problemas educacionais e estruturais que o feudalismo e o imperialismo causaram até então. Para pensarmos um pouco como a educação cumpre um papel fundamental, é necessário entender como a superestrutura a utiliza com objetivos diferentes no capitalismo e no socialismo. No caso da URSS, a educação se tornou ponta de lança na formação revolucionária dos trabalhadores e seus filhos e filhas.

Em conjunto com a revolucionária Nadejda Krupskaia e o Comissariado dos Povos de Instrução, Anton Makarenko aplicou as ferramentas necessárias no ensino à jovens órfãos e jovens que cometeram algum tipo de delito, focando numa escola em coletividade, que era chamada de Escola Comuna. Lá, a criança vivia plenamente a sua vida social e tomava decisões políticas sobre ela. A Colônia Gorki, por exemplo, criava um centro convivência para as crianças e adolescentes que viviam o desamparo das ruas, estabelecendo um novo plano de vida para os cidadãos e cidadãs sem família. Esses jovens eram filhos e filhas dos trabalhadores que foram dizimados pelo império czarista, mas que após a unificação e a revolução na Ucrânia, começa então o processo de socialização dos meios de produção ucranianos e o processo de educação emancipatória. Como ele mesmo destaca em seu texto Metodologia para a Organização do Processo Educativo´´ de 1936: “A educação do tom geral produz-se em todos os planos da instituição infantil, em cada momento de trabalho, na vida quotidiana, na escola, na produção, durante os jogos etc… – Educar um ser humano significa formar nele capacidades para que possa escolher vias com perspectivas. A metodologia deste trabalho consiste em organizar novas perspectivas, em utilizar as existentes, em colocar, pouco a pouco, outras mais elevadas”.

Nesse sentido, nas obras de Marx e Engels em que escreveram sobre a educação, podemos observar que o tema se interliga nas suas análises e nos livros Manifesto do Partido Comunista e o Capital. De qualquer forma, o tema central que gira todas essas engrenagens sobre a educação, não está dispersa do sistema econômico, político e social que é o sistema capitalista, baseado na exploração, acúmulo de riquezas por uma classe que nada produz, baseada na propriedade privada dos meios de produção.

Vemos, na prática, hoje o avanço das políticas neoliberais nas escolas e universidades públicas brasileiras. O retrato do Novo Ensino Médio e os cortes da educação comprovam isso.

A herança revolucionária para a educação

Dito isto, qual o impacto que isso teve na formação dos jovens e a educação na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas?

A URSS em 1950 erradicou o analfabetismo. Desde 1939, o país já contava com cerca de 90% da população alfabetizada, índice até então inédito no mundo. Isso mostra em como um Partido e um Estado comandado e direcionado para suprimir as demandas dos trabalhadores, é possível com a organização.

No Brasil, vemos o contrário. Os ataques à educação sempre foram prioridades nos governos liberais e a burguesia. No censo mais atualizado do IBGE, em 2022, 7% da população brasileira não sabia ler ou escrever, isto é, pouco mais de 10 milhões de pessoas.

A história de Marakenko mostra que é possível garantir educação universal, gratuita e de qualidade a todo o povo. Os soviéticos foram pioneiros nessa luta e mostraram que a classe trabalhadora, quando está no poder, pode construir uma sociedade sem exploração e com educação para todos os filhos do povo.

 

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