UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

MLB realiza 1º Congresso em Jaboatão

A cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, tem mais de 650 mil habitantes e um déficit habitacional oficial de 20 mil moradias. Não possui nenhum projeto em andamento para sanar os problemas de moradia e só tem quatro creches em funcionamento. Contudo, Jaboatão sempre foi palco de batalhas nas quais seu povo sempre foi protagonista.

Foi isso o que demonstraram, mais uma vez, os 400 delegados que participaram do 1º Congresso do Movimento de lutas nos Bairros Vilas e Favelas (MLB), no dia 16 de setembro.

A poesia popular abriu os trabalhos do evento, lembrando que só a verdadeira cultura revolucionária emana do povo. A mesa de abertura foi composta por Kleber Santos, do MLB, que coordenou os trabalhos; Joel Marcos, da coordenação da Central dos Movimentos Populares – CMP; Guita Kosmhinsky, do Movimento de Mulheres Olga Benario; o companheiro Geraldo Soares, do Sindicato dos Trabalhadores da Borracha; e Marcelo Bulhões, da Caixa Econômica Federal (CEF). Carlos Padilha, ex-presidente da CUT e ex-secretário de Habitação do Recife.  Inaldo Campelo, secretário de Habitação de Jaboatão, destacou a realização do congresso como “uma ação ímpar” e disse que a secretaria estava aberta a discutir o avanço nas soluções dos problemas.

Ao final, houve uma homenagem ao vice-prefeito Edir Peres pelo apoio ao movimento popular e à luta por moradia digna em Jaboatão. Edir foi aplaudido de pé por todos e ressaltou o papel que  MLB tem cumprido na luta por uma moradia digna.

“Os Programas Habitacionais” foi o tema do painel da tarde, ministrado pelo represente da CEF, momento que o conjunto dos delegados aproveitou para tirar dúvidas sobre os projetos habitacionais em construção na cidade. Depois do debate, a delegação foi dividida em grupos, com temas variados.

A plenária final transformou-se em um grande ato político em defesa de uma nova e melhor cidade (com moradia, saúde, creche, trabalho e transporte de qualidade), anseios de uma população que não apenas quer ser ouvida, mais quer ver os problemas resolvidos.

O Congresso do MLB em Jaboatão aconteceu num momento especial. Em 2012, completaram-se nove anos da realização da ocupação Mércia de Albuquerque. Durante esse período as famílias deram centenas de provas e de resistência. No início do ano, mais uma vez, as famílias foram surpreendidas com a interrupção das obras dos apartamentos. Após vários atos na Prefeitura, Sehab e visitas à Caixa, as obras foram retomadas. Agora elas passam por um processo cansativo de cadastramento, no qual a Secretaria de Habitação do município pernambucano incluiu visitas a todos em suas casas, procedimento que tem causado vários constrangimentos a inúmeras famílias.

Mesmo passando por tudo isto, o MLB e as famílias assumiram mais um compromisso com a luta no congresso: continuar resistindo com garra até a entrega de suas casas!

Elisabeth Araujo, Recife

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes