UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

2º Enet: Todos por um ensino técnico de qualidade e emprego para a juventude

Leia também

2º Enet - Todos por um ensino técnico de qualidade e emprego para a juventudeApós um ano de muita luta, a FENET (Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas) tornou-se conhecida como uma entidade que defende os direitos dos estudantes, tem o apoio de dezenas de grêmios e o reconhecimento de governos, reitorias e de todo o movimento social.

No entanto, apesar do crescimento do número de escolas técnicas no país, continuamos temos muitos problemas. Várias escolas têm falta de professores, de laboratórios e, não bastasse, o currículo de vários cursos não são voltados para a realidade brasileira. Além disso, nós que seremos futuros técnicos, precisamos de uma formação continuada e o aprendizado de novas técnicas e tecnologias, mesmo após concluir nossos cursos. Por outro lado, quando fazemos estágios recebemos um “salário” que mal dá para pagar o lanche e as passagens.

A taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos é de 14%, isso por que as pesquisas apenas contabilizam os jovens que estão constantemente à busca de emprego, não contam aqueles jovens que já desistiram e estão no mercado informal, ou vivendo de pequenos trabalhos.

Para debater esses problemas e organizar nossa luta por nossos direitos, vamos realizar de 7 a 9 de junho, o 2º Encontro Nacional de Escola Técnica, o ENET. O ENET será na cidade de Petrolina, Pernambuco, no campus do IF Sertão, um dos mais desenvolvidos e bem equipados do país.

Na programação, debates para todos os gostos. Meio-ambiente, politecnia, interiorização, assistência estudantil, dívida pública, piso salarial para o técnico, qualidade de formação, a mulher no ensino técnico, mercado do trabalho. Além disso, olimpíadas e atividades culturais integrarão todos os participantes do evento.

Grandes nomes do movimento estudantil e da educação já confirmaram presença no ENET 2012! Terá também espaços culturais e a realização da II Copa Osvaldão (ex-estudante do CEFET/RJ e ex-guerrilheiro do Araguaia, assassinado pela ditadura militar) de futsal durante o encontro. Não deixe de participar! Convide seus amigos, venha construir o maior encontro dos estudantes do ensino técnico do Brasil!

A taxa de inscrição custa R$ 40,00 e inclui o café da manhã, almoço e janta durante os três dias de encontro, direito de participar de todos os debates e plenárias, além do alojamento.

Sua presença é muito importante. Não fique parado, lute por seus direitos

Confira mais no nosso blog: http://fenetbrasil.blogspot.com.br/p/enet-2012.html

Da Redação

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos