UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Estudantes de João Pessoa conquistam passe-livre, mas a luta continua

passe livre apes 02No último dia 10 de abril, o movimento estudantil secundarista de João Pessoa, Capital da Paraíba, obteve um grande avanço na luta pelo passe-livre estudantil. O prefeito Luciano Cartaxo (PT) anunciou a implementação deste direito para os alunos da rede municipal de ensino (cerca de 22 mil) a partir de um fundo específico da Secretaria de Educação (R$ 2,4 milhões ao ano). Serão duas passagens por dia, exclusivamente para ir à escola.

A Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (Apes) esteve presente na mesa da cerimônia: “Esta é uma vitória muito importante para os estudantes de João Pessoa, pois o passe-livre é uma bandeira histórica do movimento estudantil brasileiro. Entendemos que a Prefeitura está de parabéns pela sensibilidade em perceber isto. Porém, para nós ainda não é suficiente. Esta vitória é um incentivo para continuarmos na luta para garantir o passe-livre para todos os estudantes, inclusive da rede estadual e federal, abrangendo toda a Região Metropolitana da Capital. Vamos não só manter este diálogo com a Prefeitura, para avançar na proposta apresentada hoje, mas também cobrar do Governo Estadual e dos empresários sua parcela. O transporte coletivo na nossa cidade é uma concessão pública, e as empresas de ônibus lucram muito com isso”, declarou Athamir Araújo, tesoureiro da Apes.

No último dia 27 de março, a Apes organizou uma passeata, com destino à Prefeitura de João Pessoa, para comemorar o Dia Nacional de Luta dos Estudantes e cobrar o passe-livre estudantil. Na ocasião, a entidade já havia questionado as limitações do projeto, uma vez que está sendo encarada apenas do ponto de vista da educação, mas que precisa contemplar também todas as demandas de mobilidade urbana da juventude.

Rafael Freire

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes