UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Seminário de Direitos Humanos é realizado em Fortaleza

SEMINÁRIO DEPUTADA ELIANE NOVAISNos dias 21 e 22 de março, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, foi realizado o Seminário de Direitos Humanos promovido pelo Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), e apoio da Secretaria de Justiça do Ceará, da deputada estadual Eliane Novais (PSB-CE), da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia e da Coordenadoria de Direitos Humanos.

Com uma programação bem diversificada, o seminário debateu a igualdade de gênero, a violência urbana, a memória e a justiça, cidade e moradia, tendo como debatedores defensores públicos, lideranças populares, juízes e professores universitários.

O público foi composto por 40 lideranças do MLB e de diversos movimentos populares e sociais, a exemplo do Movimento População de Rua, Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, Movimento Olga Benário e Movimento de Pessoas com Deficiência, entre outros.

Em clima de atenção, o debate sobre as violações dos direitos humanos provocado pelo sistema capitalista concluiu que era necessário lutar contra essas injustiças. Já o painel sobre moradia denunciou a violência nas desocupações forçadas e lançou uma proposta para a criação de um Grupo de Trabalho para acompanhar a situação.

Ao final, houve um debate sobre Memória, Verdade e Justiça, com a participação de Sílvio Mota (ex-militante da ALN e coordenador do Comitê da Verdade do Ceará), que reafirmou o dever e a tarefa, de cada militante, de empunhar essa bandeira e dar continuidade à luta pelo socialismo.

Virgínia Ferreira, coordenadora nacional do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas-MLB

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes