UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

“A Rua é Pública” é selecionado para mostra de cinema

Mostra Cinema Infantil de FlorianopolisO curta-metragem A Rua É Pública, do cineasta Anderson Lima, foi selecionado para a 12ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O festival é uma das referências do segmento na categoria infantil, sendo o recordista de público no País. O filme mostra as dificuldades de um grupo de garotos da Ocupação Eliana Silva, em Belo Horizonte, buscando um lugar adequado para jogar uma partida de futebol.

“Se o alcance do filme por meio virtual foi tão longe – cerca de 4.500 visualizações em 135 países –, a seleção para um festival oficial e que, em 2012, teve 121 mil espectadores, demonstra a amplitude que o discurso do filme pode alcançar, além, é claro, de propagar o talento dos nossos meninos e a beleza que conseguiram construir, em tão pouco tempo”, afirma o diretor do curta. Além do festival, o curta também integrará a programação do Circuito Estadual de Cinema Infantil de Santa Catarina, que, no ano passado, foi exibido em 31 cidades, e nesta edição está sendo realizado em 177. Já houve sessões em 66 municípios e, até o fim do ano, o público total deverá ser superior a 200 mil, com a realização da mostra nas outras 111 localidades.

Segundo Leonardo Péricles, da Coordenação Nacional do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e favelas (MLB), a seleção do filme fortalece os ideais do movimento: “Esse curta-metragem está mostrando ao Brasil e ao mundo um pouco do cotidiano real de uma ocupação. Isso contribui para quebrar preconceitos e dar mais voz e força ao MLB”.

Veja A Rua é Pública clicando aqui

“Desde 2008, os curtas da Mostra Competitiva são também encaminhados à Programadora Brasil, que seleciona títulos para este projeto do Governo Federal e faz circular o cinema brasileiro em escolas, universidades, cineclubes e centros culturais”, diz Luíza Lins, diretora da Mostra.

Para Poliana Souza, uma das coordenadoras da Ocupação Eliana Silva e uma das moradoras que atua no filme, isso é motivo de orgulho para as crianças: “Nossos meninos não tinham nem noção da dimensão que esse filme poderia tomar. Estamos todos muito orgulhosos de ter participado dessa produção”. O festival acontecerá entre os dias 28 de junho e 14 de julho.

Para maiores informações: www.mostradecinemainfantil.com.br

Redação MG

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes