UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Luta continua em Belém para reduzir preço das passagens

Luta continua em Belém para reduzir preço das passagensCerca de 500 pessoas do movimento Belém Livre ocupam o hall da Câmara Municipal de Belém, no bairro do Marco, desde a manhã de segunda-feira, 1º de julho. Os jovens impediram a votação do Plano Plurianual (PPA) do município, exigindo que fosse votada a redução do preço das passagens. Os vereadores se retiraram do plenário e a votação foi remarcada.

Integrantes da Guarda Municipal de Belém jogaram spray de pimenta. ‘Estamos em um ambiente fechado e a Guarda nos agrediu com o spray de pimenta’, afirmou um dos estudantes.

Na tarde da terça-feira, 2 de julho, a votação chegou a ser suspensa duas vezes, após invasão de manifestantes no plenário. Eram cerca de 200 manifestantes que queriam a aprovação de projetos de emenda sobre o Passe Livre e a redução da passagem de ônibus em Belém. Houve confronto entre os manifestantes e Guarda Municipal. A Guarda reagiu com bombas de gás. Na confusão, várias pessoas ficaram feridas.

Em resposta, na quarta-feira, uma grande passeata foi realizada em Belém pela redução da passagem de ônibus e o passe livre para estudantes.

O protesto foi denominado como um “sentaço flexível”, de acordo com Thiago Cassebe, professor de Geografia, estudante e um dos integrantes do movimento Belém Livre. Cerca de 500 pessoas partiram do Mercado de São Brás e seguiram até o cruzamento da avenida Magalhães Barata com a travessa Castelo Branco, onde realizaram o primeiro bloqueio. Carregando faixas e bandeiras os manifestantes sentaram e deitaram estendidas na pista. Os funcionários de supermercados em greve por melhores salários se uniram ao ato.

Segundo Fernanda Lopes, do Movimento de Luta nos Bairros (MLB) e do PCR, a próxima manifestação deverá ser realizada na sexta-feira. Os manifestantes vão deliberar sobre as ações e percurso do ato momentos antes de sair para a caminhada.

Da Redação

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes