UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 25 de junho de 2022

Luta continua em Belém para reduzir preço das passagens

Luta continua em Belém para reduzir preço das passagensCerca de 500 pessoas do movimento Belém Livre ocupam o hall da Câmara Municipal de Belém, no bairro do Marco, desde a manhã de segunda-feira, 1º de julho. Os jovens impediram a votação do Plano Plurianual (PPA) do município, exigindo que fosse votada a redução do preço das passagens. Os vereadores se retiraram do plenário e a votação foi remarcada.

Integrantes da Guarda Municipal de Belém jogaram spray de pimenta. ‘Estamos em um ambiente fechado e a Guarda nos agrediu com o spray de pimenta’, afirmou um dos estudantes.

Na tarde da terça-feira, 2 de julho, a votação chegou a ser suspensa duas vezes, após invasão de manifestantes no plenário. Eram cerca de 200 manifestantes que queriam a aprovação de projetos de emenda sobre o Passe Livre e a redução da passagem de ônibus em Belém. Houve confronto entre os manifestantes e Guarda Municipal. A Guarda reagiu com bombas de gás. Na confusão, várias pessoas ficaram feridas.

Em resposta, na quarta-feira, uma grande passeata foi realizada em Belém pela redução da passagem de ônibus e o passe livre para estudantes.

O protesto foi denominado como um “sentaço flexível”, de acordo com Thiago Cassebe, professor de Geografia, estudante e um dos integrantes do movimento Belém Livre. Cerca de 500 pessoas partiram do Mercado de São Brás e seguiram até o cruzamento da avenida Magalhães Barata com a travessa Castelo Branco, onde realizaram o primeiro bloqueio. Carregando faixas e bandeiras os manifestantes sentaram e deitaram estendidas na pista. Os funcionários de supermercados em greve por melhores salários se uniram ao ato.

Segundo Fernanda Lopes, do Movimento de Luta nos Bairros (MLB) e do PCR, a próxima manifestação deverá ser realizada na sexta-feira. Os manifestantes vão deliberar sobre as ações e percurso do ato momentos antes de sair para a caminhada.

Da Redação

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes