UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

6º Congresso da Apes: passe-livre de verdade

Congresso da ApesNo dia 06 de novembro, realizou-se o 6º Congresso da Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (Apes). A atividade transcorreu durante todo o dia na sede do Sindicato dos Bancários, em João Pessoa, reunindo cerca de 120 delegados e delegados de todas as regiões do Estado.

Pela manhã, a mesa de abertura contou com a presença de Aline Leite, presidente da Apes, Athamir Araújo, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Lúcia Crisante, da União dos Estudantes Secundaristas Potiguares (Uesp), Edísio Leite, da União Nacional dos Estudantes (UNE), Victor Hugo, vice-presidente do grêmio estudantil do Colégio Agrícola de Bananeiras, e Caio William, da União da Juventude Rebelião (UJR).

Após as falas iniciais da mesa saudando o Congresso, o debate se concentrou na conjuntura das lutas sociais no Brasil, especialmente nas jornadas de luta da juventude nos meses de junho e julho. Vários estudantes se inscreveram para dar suas opiniões e, assim, todos saíram convencidos da necessidade de fortalecer as manifestações de rua em 2014 para que a rebeldia da juventude e a força da classe trabalhadora conquistem mais vitórias do que em 2013.

Ainda fizeram uso da palavra para cumprimentar o plenário Emerson Lira, ex-presidente da Apes, Rafael Freire, presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, João Félix, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana da Paraíba, e Anísio Maia, deputado estadual pelo PT. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba e da Secretaria de Municipal de Juventude de João Pessoa também marcaram presença no evento.

À tarde, os participantes se dividiram em quatro grupos de debate para ler e discutir a tese apresentada pela UJR, aprofundando os temas da educação e do movimento estudantil. Nos grupos, todos tiveram a oportunidade de se expressar e de relatar suas experiências, com destaque especial para a grande quantidade de delegados e delegadas de escolas técnicas.
Terminados os debates, os estudantes puderam assistir a uma bela apresentação de dança de rua, que entusiasmou pelas coreografias ousadas. Na plenária final, foram aprovadas várias propostas e foi eleita a nova diretoria, presidida pelo companheiro Athamir Araújo e composta por um grande número de companheiras.

“A Apes demonstrou sua força na base do movimento, e vamos intervir com mais qualidade e combatividade nas lutas que, com certeza, travaremos no próximo ano, seguindo o lema do nosso 6º Congresso: educação de qualidade e passe-livre de verdade!”, destacou Athamir no discurso de encerramento da atividade.

Redação PB

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes