UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

97% da população da Crimeia aprova união com a Rússia

População da Crimeia aprova união com a RússiaEm um referendo realizado no dia 16 de março, no qual participou mais de 80% da população da Crimeia, 97% decidiram a união com a Federação da Rússia, contra cerca de três por cento que desejam manter-se na Ucrânia. O plebiscito teve duas perguntas: 1) Separar-se da Ucrânia para fazer parte da Federação Russa e 2) Continuar a fazer parte da Ucrânia e desfrutar de um maior grau de autonomia. Nas urnas, uma maioria de 96,8% dos eleitores votou a favor da união da República Autônoma da Crimeia à Rússia, o que representa 1,2 milhão de eleitores.

Após o anúncio do resultado, uma multidão tomou conta da praça Lênin, principal ponto de encontro de Simferopol, capital da Crimeia, para celebrar o referendo.

O governo da Crimeia informou que a adesão ao referendo foi de 83,1% da população Ao todo, a península tem dois milhões de habitantes. Só 2,5% votaram pela manutenção como território ucraniano. Segundo observadores internacionais, o referendo ocorreu com normalidade, apesar da tensão política e militar entre Rússia e EUA.

Embora tenha sido um referendo livre com participação de quase toda a população, os Estados Unidos e a União Europeia comunicaram que não vão respeitar nem reconhecer a vontade da população da Crimeia e decidiram que a Crimeia, mesmo contra a vontade de seu povo, deve continuar parte da Ucrânia.

Leia mais: https://averdade.org.br/2014/03/potencias-imperialistas-disputam-ucrania/

Da Redação

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes