UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Famílias do MLB conquistam moradia digna

MLB RNO Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) do Rio Grande do Norte obteve mais uma conquista na luta pela moradia digna. Cem famílias da cidade de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, foram contempladas com a casa própria. O MLB está organizado há seis anos na cidade.

A solenidade de entrega das chaves aconteceu no último dia 14 de julho e contou com a presença do prefeito Jaime Calado, do governador do Estado Robson Farias, das Secretarias de Habitação do Município e do Estado, além de representantes dos beneficiários e do coordenador nacional do MLB Wellington Bernardo.

Com o teatro lotado pelas famílias, Helaine Paz, de 25 anos, mãe e chefe de família com dois filhos, falou emocionada em nome dos beneficiários sobre a importância de ter conhecido o MLB e de ter lutado pelo direito à moradia, previsto na Constituição. “Se o povo pobre sem casa não se organizar, esse direito não chega. Muitas vezes, achamos que esse dia não iria chegar, mas confiei e hoje estamos aqui. Só tem um caminho: a luta, a luta e a luta”, afirmou.

O prefeito de São Gonçalo falou que aquele momento só estava sendo possível graças à luta do MLB, que, desde 2009, batalhava para que os recursos das cem unidades habitacionais, as quais ainda faziam parte do antigo Programa de Subsídio à Habitação (PSH), não voltassem para Brasília.

“Foram anos de muitas mobilizações, passeatas, acampamentos. Não é fácil nossa caminhada. Temos vários obstáculos, moramos num estado que tem 140 mil famílias sem teto, 12 mil só em São Gonçalo do Amarante, e, mesmo assim, a moradia ainda não faz parte de uma política pública, pois assistimos um estádio de futebol e um ginásio de esporte serem demolidos e, ao mesmo tempo, sendo construída uma Arena para contemplar os jogos da Copa do Mundo, cujo orçamento inicial era de 800 milhões e foi concluída por mais de um bilhão de reais. Com esse dinheiro, daria para construir 20 mil moradias pelo Minha Casa, Minha Vida.  Não temos outra saída para o nosso povo pobre e sem teto que não seja a luta e a organização”, finalizou Wellington Bernardo em nome do MLB.

Redação, Rio Grande do Norte

Outros Artigos

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes