UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

PMGO agride estudante de forma covarde em ato da Greve Geral, em Goiânia

Ato em Goiânia transcorria tranquilamente até o momento de uma tentativa de prisão de um manifestante. O jovem conseguiu escapar, porém a PMGO deu início a uma violência desproporcional contra centenas de manifestantes. O estudante Mateus foi o caso mais grave, e continua internado na UTI.

No dia 28 de abril de 2017, a classe trabalhadora e o movimento estudantil de Goiânia se uniram para participar da Greve Geral, organizada nacionalmente contra todas as medidas de ataque aos direitos do povo, como a reforma trabalhista e da previdência, promovidas pelo governo golpista de Michel Temer juntamente com o reacionário Congresso Nacional. O ato percorreu diversos pontos do centro da cidade e parou em frente à histórica Praça do Bandeirante, reunindo milhares de manifestantes.

Quando o ato já caminhava para o fim, ouve uma tentativa de prisão de um manifestante por parte de um policial à paisana, o famoso P2. A tentativa dos policiais falhou, mas não os fez desistir. Logo após, começaram a atacar os manifestantes, batendo com o cassetete e usando sprays de pimenta. Muitas pessoas ficaram feridas e machucadas.

O caso mais grave é o de Mateus Ferreira da Silva, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), que foi espancado pela PM na cabeça e no corpo com golpes, ao ponto do cassetete quebrar quando atingiu a cabeça de Mateus, demonstrando a violência descomunal utilizada pela Polícia Militar de Goiás contra os manifestantes.

Mateus encontra-se internado na UTI do HUGO (Hospital de Urgências de Goiânia). Seu estado de saúde é grave. Está sedado e respira por aparelhos. Apresenta traumatismo cranioencefálico (TCE) e múltiplas fraturas. Passou por exames e avaliação multidisciplinar, na Emergência do Hugo, onde foi submetido a procedimentos na face com a equipe de bucomaxilofacial. Na madrugada de 30 de abril, Mateus foi submetido a um procedimento cirúrgico de retirada de coágulo e reconstrução tecidual, porém houve queda de pressão e seu estado ainda é o mesmo.

Ironicamente, tudo aconteceu naquela praça que é nomeada pela figura de um personagem histórico que, ao desbravar o Brasil em busca de ouro, tomava terra dos Índios, os matava e escravizava. Um monumento, no cruzamento de duas das maiores avenidas da capital, homenageia um homem covarde que colaborou para o massacre de um povo que só lutava por aquilo que lhes era de direito. As histórias se confundem, o enfrentamento histórico é o mesmo. A polícia militar se “anhanguerizou” e a maioria continua sendo prejudicada.

Lutando por seus direitos e sofrendo a repressão por parte daqueles que a exploram. A pele vermelha foi de pimenta e o sangue de mais um inocente jorrou na luta contra a previdência, contra Temer, seu autoritarismo e a repressão. “A história se repete, a primeira vez como tragédia, a segunda, como farsa”, a frase dita por Marx nos faz refletir sobre esse acontecimento.

A polícia é acobertada pela mídia que justifica o ocorrido como “briga entre os próprios manifestantes”. Enquanto isso, o número de pessoas que já sofreram com a violência da polícia goiana só aumenta. Nessa mesma semana, professores do município ocuparam a Secretaria Municipal de Educação em busca de seus direitos, sendo atacados por essa mesma polícia sangrenta que os cercou no prédio, jogou bombas de gás lacrimogênio, balas de borracha, torturou e prendeu trabalhadores. A luta histórica continua, a luta de classes, a luta contra um grupo privilegiado. Não vamos pagar a conta de um governo corrupto, autoritário e covarde!

Rebeca Maria Calgaro, Movimento de Mulheres Olga Benário Goiás

Murilo Alves, Movimento Correnteza Goiás

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes