Ocorreu ontem (09/10), o debate “O pensamento político de Che Guevara”, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Limpeza Urbana da Paraíba (SINDLIMP-PB), em João Pessoa. O debate se iniciou com uma saudação das companheiras Paula Frassinete, presidente da Associação Cultural José Martí, e de Maria Eloiza, da União da Juventude Rebelião (UJR). A palestra teve como debatedores o professor de Economia da UFPB, Iêdo Leite Fontes, e o companheiro Rafael Freire, da Unidade Popular (UP). A atividade homenageou o comandante Ernesto Che Guevara, assassinado há 50 anos pelo Exército Boliviano a mando da CIA/EUA.
“O pensamento político, econômico e ideológico de Che é fundamental para a esquerda brasileira, como também, para todos aqueles que lutam por um mundo sem capitalismo, sem imperialismo, um mundo sem exploração”, afirmou Rafael Freire.
Durante o debate, vários militantes e admiradores de Ernesto Che Guevara falaram da sua importância na atual conjuntura política de conservadorismo, retrocessos e fascismo em que o Brasil e mundo se encontram.
Che foi exemplo de conduta e de luta por uma América Latina livre, justa e soberana. Acreditou e deu sua vida pela luta revolucionária e pela construção do socialismo em Cuba e no mundo. Assim, como este exemplo, sejamos todos como Che!
Claudiane Lopes, jornalista