UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Privatizações desmascaradas no mundo

“A solução não é privatizar, mas democratizar os serviços públicos”. Esta foi a conclusão a que chegou o Instituto Transnacional (TNI), com sede na Holanda, após estudos feitos sobre a privatização dos setores de água e saneamento em vários continentes.

Porém, essa proposta não chega a ser nova. Nos últimos anos, metrópoles como Paris, Berlim, Budapeste e Buenos Aires, além de outras 267 cidades, já tinham remunicipalizado seus sistemas de água e esgoto.

 No Reino Unido, berço do neoliberalismo nos anos 1980, uma recente pesquisa apontou que 83% da população é a favor da nacionalização dos serviços de abastecimento e tratamento de água, outros 77% defendem que os setores de eletricidade e gás sejam públicos e 76% que o transporte ferroviário seja desprivatizado.

Os moradores do Reino Unido reclamam da baixa eficiência, da piora e do encarecimento dos serviços prestados após a privatização, além da falta de democracia e transparência nas decisões das empresas privadas e nas Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Bomba relógio social

Na Europa, muitos analistas têm afirmado que “a propriedade pública está novamente na moda” e que “o Estado mínimo se mostrou uma bomba-relógio social”. A impressão geral da população é que a prioridade que as empresas privadas dão aos lucros comprometeu a qualidade, a eficiência e aumentaram os custos dos serviços prestados.

Apesar disso, no Brasil sucessivos governos insistem em marchar na contramão dessa história. Todas as privatizações realizadas em várias áreas da economia desde a década de 1990 trouxeram visíveis prejuízos ao país e à maioria da população, além de comprometerem a soberania nacional, como é o caso da venda do pré-sal.

A privatização das estradas fez com que surgissem os pedágios e seus preços acintosos. Apesar disso, as estradas seguem esburacadas e as concessionárias privadas cada vez mais endinheiradas. Na educação, a privatização afastou a juventude pobre das universidades e enriqueceu os donos das escolas secundárias e faculdades privadas, compromissados exclusivamente com o lucro e não com um ensino de qualidade.

No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), a mando do FMI e do Banco Mundial, utilizou a Companhia de Água e Esgoto do Estado (Cedae), uma empresa que, em 2016, alcançou um lucro de R$ 379 milhões, como moeda de troca em negociata com o Governo Federal para conseguir empréstimos bancários para “sanear as contas” e quitar os salários atrasados dos servidores públicos.

Vender a Cedae foi um crime gravíssimo, ainda mais quando 90% dos sistemas de água em todo o mundo são de gestão pública e 50,3% dos brasileiros não têm saneamento básico, conforme o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.

Na verdade, a privatização nada mais é do que um processo de transferência de dinheiro público para o capital privado em detrimento da qualidade dos serviços e do bem-estar da população. A “democratização dos serviços públicos” só se tornará possível com o poder popular, que nacionalize nossas riquezas e ponha fim à busca irracional de lucros nos setores essenciais da economia.

Victor Madeira, militante do Movimento Luta de Classes, Rio de Janeiro

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes