UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Oposição vence eleições do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco

Nos últimos dias 10 e 11 de julho, ocorreram as eleições para a nova diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (Seepe). As eleições, que ocorreram após anulação do último pleito devido às irregularidades cometidas pela antiga gestão, foram acompanhadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) devido às dificuldades da oposição de garantir a lisura do processo.

Já na eleição da comissão eleitoral ficou claro que a antiga gestão não queria jogar limpo: apesar de os enfermeiros escolherem a comissão indicada pela oposição, a antiga diretoria não aceitou a derrota, querendo impor uma comissão imparcial. A oposição buscou apoio no MPT, que realizou uma audiência de mediação para composição de uma comissão eleitoral que garantisse a transparência necessária para o processo eleitoral.

Durante a campanha, a oposição recebeu grande apoio de toda a categoria, tanto da rede pública quanto da privada. Era visível a insatisfação da categoria com a má gestão do sindicato realizada pela antiga diretoria, além de vários escândalos em que foram envolvidos do ano passado para cá, com denúncias de uso indevido do dinheiro do sindicato, falsificação da ata de alteração do estatuto, além das péssimas negociações com o patronal, refletidas por anos sem aumento real nos salários dos enfermeiros.

A mesa de apuração foi presidida pelo procurador do MPT, Dr. José Laizio Pinto Júnior, e o resultado de tanta insatisfação foi visto nas urnas: a Chapa 1 (situação) obteve 168 votos; a Chapa 2 (oposição) obteve 242 votos; e a Chapa 3 (composta por membros da antiga gestão que romperam) obteve 150 votos. Assim, prevaleceu a vontade da mudança: uma oposição verdadeira que construiu a campanha em torno de propostas de melhoria para a categoria e transformação do sindicato em uma entidade classista e de luta.

A nova diretoria tomou posse no dia 17 de julho e já começou a trabalhar em prol dos enfermeiros: em agosto já começa a campanha salarial da rede privada. Agora é muita luta e trabalho em frente para reestruturar o sindicato e conquistar melhorias para a categoria.

Movimento Luta de Classes (MLC)

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes