UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Faleceu o Camarada Riza Saygili

Foto: Jornal Evrensel
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto


ISTAMBUL Morreu vítima do câncer no dia 30 de junho o camarada Riza Saygili, professor, escritor, tradutor, jornalista do Evrensel, comunista militante do Partido do Trabalho da Turquia (EMEP). Os Partidos Comunistas de todo o mundo se despedem de Riza relembrando eternamente sua incansável dedicação na organização da revolução socialista, construção de uma sociedade sem exploradores nem explorados, sem fome e sem desemprego.

“Professor Riza”, como assim era chamado por diversos camaradas, foi o responsável pela tradução e desenvolvimento do Jornal Everensel na França e Alemanha, sendo admirado por seu profundo empenho na educação dos camaradas e por seus escritos sobre a situação nacional francesa e as medidas reacionárias da União Europeia, garantindo, assim, sua eterna contribuição para o desenvolvimento do movimento operário internacional.

Ao lado dos camaradas Şeref Aydın, que veio a falecer há 13 anos atrás, e seu irmão Hüseyin Saygılı, que faleceu em janeiro de 2018, Riza trouxe à Turquia uma série de materiais e arquivos inéditos sobre a história do movimento comunista, formando um trio de pesquisadores profissionais imparáveis que alimentaram as publicações do Evrensel com uma série de novos arquivos e teses revolucionárias desenvolvidas ao longo do tempo. Dessa forma, Riza Saygili escreve seu nome na história como figura singular no movimento operário.

Em seu enterro, no Cemitério Karacaahmet, Istambul, Selma Gürkan, o descreveu como “um soldado da classe operária” e ainda colocou que “Nas condições mais difíceis de nossas vidas, sua crença na classe trabalhadora tornou-se um exemplo a partir da sua dedicação na construção do jornal da classe operária”.

A CIPOML, em sua mensagem de solidariedade, homenageou Riza destacando que aquele foi um militante que utilizou todos os seus talentos e dias de vida para aprimorar a organização do partido, sendo um camarada que fez importantes contribuições internacionalistas, demonstrando sempre suas características amigáveis, solidárias, altruístas e persistentes na busca pela vitória dos trabalhadores, cumprindo suas tarefas sempre com felicidade e entusiasmo.

O Jornal A Verdade e a militância do Partido Comunista Revolucionário prestam, assim, suas homenagens e se solidariza aos familiares e camaradas de Riza que estão sofrendo com essa perda. O nome de Riza Saygili viverá para sempre em nossas memórias e lutas da classe operária.


Redação São Paulo

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes