UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

2º Congresso da UP – SP: Ditadura nunca mais!

Foto: Jorge Ferreira

 

 

 

Por Guilherme Brasil

No dia 15 de março a militância da Unidade Popular em São Paulo realizou seu 2º Congresso com o tema Ditadura Nunca Mais!
Reunindo diversos filiados e núcleos de várias cidades do Estado, contando com a maioria de mulheres, a atividade teve início com um ato contra a ditadura, pela memória, verdade e justiça.

Participando Matheus Nunes, do PCR – Partido Comunista Revolucionário, Leopoldo Paulino, militante da Unidade Popular e combatente nos anos de chumbo, Rosa Martinelli, filha de Raphael Martinelli, Marcelo Buzetto, do MST e Vivian Mendes, do Comitê de Familiares de Mortos e Desaparecidos e presidenta estadual da UP em São Paulo.

Foto: Jorge Ferreira

 

 

 

As falas trouxeram memórias das lutas na época da ditadura militar, os exemplos de grandes camaradas que tombaram nas batalhas, a influência que esse regime tem nos dias atuais e principalmente a necessidade de lutar hoje contra o fascismo e por resolver os crimes que ainda não forão solucionados desde o fim da ditadura.

A Unidade Popular homenageou a vida e a luta de Raphael Martinelli, representado no evento por Rosa, para simbolizar o agradecimento à todo o exemplo que esse militante histórico pode dar aos revolucionários.

Na segunda mesa participaram representantes dos movimentos sociais que compõe a Unidade Popular e os representantes das cidades que o partido tem atuação consolidada.
A crise mundial do capitalismo, as medidas contra o povo que Bolsonaro vem tomando, o empobrecimento da população foram elementos das intervenções que concluiam na necessidade das(os) militantes da UP de aumentar sua organização, sua influência nos bairros, empresas e locais de estudo e radicalizar nas lutas em defesa dos direitos, pelo poder popular e pelo socialismo!

Foto: Gildo Mendes

 

 

 

Por último ficaram as votações aprovando as pessoas indicadas como pré-candidatos a prefeitos e a vereadores, e a votação do diretório estadual. Segue a lista dos pré-candidatos propostos ao Diretório Nacional do partido:

São Paulo
Prefeitura: Vivian Mendes
Vereadores: Lígia Mendes e Lucas Marcelino

Mauá
Prefeitura: Amanda Bispo
Vereadora: Gabriela Torres

São Bernardo
Prefeitura: João Coelho
Vereadora: Sara Lorena

Mogi das Cruzes
Vereadora: Samira Nazário

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes