UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Bolsonaro autoriza patrões a reduzirem salários pela metade devido ao coronavírus

Foto: InternetFoto: Internet

Segundo a equipe econômica de Bolsonaro a medida visa preservar os empregos. Porém, como milhões de famílias sobreviverão em quarentena com metade de sua renda diminuída pelo governo?
Por Heron Barroso
Rio de Janeiro


BRASIL – O Ministério da Economia confirmou ontem (18/03) que vai publicar medida provisória dando carta branca aos patrões para reduzirem a jornada de trabalho e os salários em até 50% devido à crise do coronavírus.

O argumento do governo é que a medida visa preservar os empregos. Porém, por que são os trabalhadores que devem assumir a maior parte do prejuízo? Como milhões de famílias sobreviverão em quarentena com metade de sua renda diminuída pelo governo? Atualmente, o Brasil possui 39 milhões de trabalhadores formais, conforme dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.

A MP vai modificar o que restou da CLT após a aprovação da Reforma Trabalhista, ainda no governo Temer. Entre as mudanças está a permissão para que a comunicação de férias coletivas seja dada 48 horas antes (atualmente é necessário um prazo de 15 dias). Além disso, as empresas poderão suspender o pagamento do FGTS ao trabalhador por até três meses, e nos meses seguintes voltar a recolher o montante faltante.

Dessa forma, mesmo a crise do coronavírus prejudicando a vida de todos, serão os trabalhadores, mais uma vez, as principais vítimas da situação, uma vez que o governo insiste em aliviar para os setores mais ricos da sociedade.

Plano de emergência contra a crise

Para enfrentar a crise do coronavírus com efetividade e sem prejuízos para o povo pobre é preciso tomar medidas que promovam a distribuição da riqueza e da renda, fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS) e protejam a população de baixa renda e os setores mais vulneráveis do país contra a ganância e a sede de lucro dos capitalistas.

A primeira medida é o congelamento dos preços de todos os produtos e serviços essenciais à vida, como contas de água, luz e aluguel, além da suspensão de todas as ordens de despejo contra famílias sem-teto, uma vez que a renda de boa parte da população será atingida pela crise.

É preciso também revogar imediatamente a Emenda Constitucional 95 (Teto dos Gastos), que congelou por 20 anos todos os investimentos públicos nas áreas sociais, entre elas a Saúde. O resultado disso é que, apenas em 2019, o SUS deixou de receber mais de R$ 9 bilhões de financiamento.

Outra medida é impedir o sucateamento e a privatização dos serviços de água e saneamento no país, que são objeto de interesse de vários projetos de lei tramitando no Congresso Nacional. De fato, manter as empresas de saneamento públicas é determinante para garantir que todos tenho acesso à água e tratamento de esgoto e impedir que os interesses de lucro das grandes empresas do setor se sobreponha à vida da população.

Por fim – e mais que fundamental –, é preciso suspender o pagamento da dívida pública e priorizar todos os recursos do país para garantir a vida dos brasileiros. Este ano a estimativa é de que mais de um trilhão de reais serão torrados com o pagamento de juros e amortizações da dívida para bancos e especuladores financeiros nacionais e internacionais.

Ao parar de pagar essa fortuna aos bancos, o governo brasileiro não precisaria cortar o salário dos trabalhadores. Ao contrário, teria recursos suficientes para construir centenas de hospitais e postos de saúde, contratar milhares de médicos e enfermeiros, investir na pesquisa para uma vacina contra o vírus, abrir milhares de novos leitos para as pessoas infectadas pelo coronavírus e impedir que essa doença se prolifere sem controle. Porém, ao que tudo indica, as prioridades da equipe econômica de Bolsonaro são outras.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes