UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

Guerra aos pobres é intensificada nos EUA

Abrigo a céu aberto feito pela prefeitura de Las Vegas (Steve Marcus/Reuters)

Maria Karolina, União Juventude Rebelião

A cidade de Las Vegas, localizada no estado de Nevada, nos Estados Unidos possui 684.224 habitantes, dentre esses, cerca de 6.500 são pessoas em situação de rua, sendo que 70% dessas pessoas têm como moradia as ruas, galerias pluviais e quaisquer outros abrigos improvisados, menos as calçadas. Visto que, em novembro de 2019, a prefeitura da cidade instituiu como crime descansar, sentar ou se alojar nas calçadas públicas, sob risco de pena de seis meses de prisão ou multa de mil dólares. Esse cenário tem como fundo um país que é potência na economia mundial capitalista e se viu ainda pior durante a pandemia de coronavírus. Um residente de um abrigo da cidade testou positivo para COVID-19 e o governo da cidade decidiu fechar o local temporariamente e colocar novamente nas ruas cerca de quinhentas pessoas que ali se alocavam. Acontece que Las Vegas conta somente com dois abrigos: um que está lotado e esse em que houve o incidente.

A solução tomada pela prefeitura da cidade foi cercar um estacionamento a céu aberto e pintar no concreto linhas de divisão para separar as pessoas em dois metros uma das outras, algo que se parece com um zoológico aberto da pobreza cercado pelo luxo e riqueza dos cassinos e luzes da cidade. A prefeitura informou que foram fornecidos tapetes para serem colocados em cima do concreto, mas estes não foram instalados em toda a área do estacionamento, com isso, grande parte das pessoas estão tendo que dormir no duro chão de concreto. Além disso, foram colocados banheiros químicos para higienização e uma equipe médica está localizada nas proximidades para testar as pessoas que manifestarem sintomas de coronavírus.

A atitude da prefeitura de Las Vegas gerou repercussão na mídia e em redes sociais, fazendo com que o porta-voz da cidade, Jace Radke, afirmasse “Olhe, isso é uma situação emergencial. As pessoas sempre vão criticar. Mas a cidade está trabalhando para garantir que as pessoas tenham os recursos que precisam”(tradução livre). Mas como isso pode ser verdade se há aproximadamente 150.000 quartos de hotéis vagos em Las Vegas? Caso fossem utilizados, poderiam abrigar temporariamente toda a população desabrigada da cidade, ainda sobrando numerosos quartos vagos. Essa situação expõe uma das piores verdades do sistema capitalista, a de que o lucro encontra-se acima da vida.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes