UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

35º e 36º dias: programa de formação para a quarentena

Enver Hoxha

Redação Piauí
Jornal A Verdade

Devido à atual situação em que o mundo se encontra, em meio à pandemia da Covid-19, em que a disseminação de fake news, a falta de informação tem afetado diretamente a todos, com impacto acentuado em pessoas que sofrem com crises de ansiedade e/ou de pânico. O isolamento social, que é necessário agora, acaba por piorar ainda mais esse quadro de desinformação e medo.

Pensando nisso e na necessidade de compreensão de quais fatores levaram a esse contexto social , o jornal A Verdade está fazendo uma programação com indicações de textos e filmes para ajudar na formação política de seus leitores no período da quarentena.

LEIA MAIS: Programa de Formação Política Para a Quarentena

Divulgaremos essa programação a cada dois dias aqui em nosso site. Confira a indicação para as próximas 48 horas.


 

FILME

Roma cidade Aberta

É um filme de 1945, dirigido por Roberto Rossellini. O filme é ambientado na cidade de Roma durante a ocupação nazista em 1944, mostra Giorgio Manfredi, líder da resistência italiana, Pina, Francesco e o padre Don Pietro Pellegrini.

Roma, ocupada pelos nazistas (entre 1943 e 1944), é declarada cidade aberta, a fim de evitar bombardeios aéreos. E é nesse momento que comunistas e católicos unem-se para combater as tropas fascistas.

Quando Roberto Rosselini começou a rodar o filme, os aliados tinham acabado de expulsar os nazistas da cidade de Roma, perto do final da II Guerra Mundial. Considerado como uma das suas melhores obras e que ajudou a definir o neorrealismo italiano.

1h 45min / Drama

Direção: Roberto Rossellini

LINK FILME NO YOUTUBE:
https://www.youtube.com/watch?v=gcRbKX2MeFo

 

 

TEXTO

As conquistas dos trabalhadores soviéticos com a revolução socialista

As conquistas dos trabalhadores soviéticos com a revolução socialista é um texto do Comitê Partido Comunista Revolucionário (PCR) de 2007 e publicado na revista Unidade e Luta nº 4. O texto relata todo o processo de desenvolvimento do processo revolucionário na Rússia, com a revolução de 1917 e com a consolidação do socialismo.

É um artigo importante para compreender em poucas páginas uma síntese deste processo revolucionários. Em um país de desenvolvimento tardio. Até a década de 60 do século XIX existiam lá poucas indústrias. Predominava o regime de escravidão, o latifúndio e se transformou em uma das principais potências econômicas e com profundas conquistas sociais. O texto ainda traz uma base com muitos dados para melhor compreensão do leitor.

ARQUIVOS: As conquistas dos trabalhadores soviéticos com a revolução socialista formatado


 

36º DIA:

FILME

Spotlight: Segredos Revelados

Spotlight é um filme lançado em 2016 e ganhador de duas estatuetas do Oscar, melhor filme e melhor roteiro original, sob a direção do americano Tom McCarthy a produção entrega e denuncia ao público a pedofilia envolvendo padres e membros da igreja na cidade de Boston.

Baseada em uma história real, no início dos anos 2000 uma equipe de jornalistas investigativos liderados pelo diretor Walter Robinson (interpretado pelo ator Michael Keaton) do The Boston Globe decidem averiguar uma suspeita de abuso sexual envolvendo uma criança e um padre da cidade, o principal questionamento e desafio dos jornalistas era descobrir se o ato era um caso isolado ou uma pratica comum.

Infelizmente caso de abusos e pedofilia envolvendo a igreja ainda acontecem. No ano de 2013 o Vaticano criou uma comissão para apurar e julgar casos de membros do clero envolvidos com esses crimes.

2h 09min / drama baseado em fatos reais

DIREÇÃO: Tom McCarthy

LINK NO YOUTUBE:

TRAILER:
https://www.youtube.com/watch?v=r-_wV8yL1ko

FILME:
https://www.youtube.com/watch?v=Ij9dnfYmDZE

 

TEXTO

O valor das “liberdades democráticas” num Estado burguês e as formas de aproveitá-las

Enver Hoxha

Nossa indicação é um texto de 1966 de Enver Hoxha, fundador do Partido do Trabalho da Albânia, liderou a luta contra o exército alemão, os fascistas e as forças feudais albanesas. Governou a Albânia até a sua morte, em 1985, e foi um dos líderes da luta contra o revisionismo de Kruschev na União Soviética. Esse artigo também foi publicado em 2016 no site do jornal A Verdade.

Ele apresenta uma discussão sobre as “liberdades democráticas” no capitalismo. Sobre os limites desta concepção burguesa de “liberdade” e de democracia, que aos revolucionários é garantida desde que não se chegue ao ponto de prejudicar os interesses vitais da burguesia no poder.

Apontando, porém, que a classe operária e os homens progressistas devem “aproveitar essas condições para organizar-se, para difundir suas concepções e ideologia, e para preparar o derrubamento das classes exploradoras e a tomada do poder”.  Pois nas “liberdades democráticas”, desenvolve-se uma aguda luta de classes, uma luta de vida ou morte, entre a revolução e a reação, entre o proletariado e a burguesia. Aonde a burguesia atua energicamente e de diferentes formas para liquidar o movimento revolucionário da classe operária. Alentando a importância de estarmos em alerta teoricamente e de forma prática, contra essas concepções reformistas que defendem o pacifismo, como a principal ferramenta que garante a transformação radical da sociedade.

“Quando a burguesia e a reação constatam que seu poder está ameaçado pela força e o prestígio crescente do Partido Comunista e do movimento revolucionário das massas, jogam sua última cartada: põem em ação as Forças Armadas”

ARQUIVOS: O valor das “liberdades democráticas” num Estado burguês e as formas de aproveitá-las Formatado

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes