UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Programa de formação política para a quarentena

Stálin e Lênin, líderes do Partido Bolchevique e da Revolução Russa

Por Redação PI / Jornal A VERDADE

Devido à atual situação em que o mundo se encontra, em meio à pandemia do Covid-19, em que a disseminação de fake news, a falta de informação tem afetado diretamente a todos, com impacto acentuado em pessoas que sofrem com crises de ansiedade e/ou de pânico. O isolamento social, que é necessário agora, acaba por piorar ainda mais esse quadro de desinformação e medo.

Pensando nisso e na necessidade de compreensão de quais fatores levaram a esse contexto social , o jornal A Verdade está fazendo uma programação com indicações de textos e filmes para ajudar na formação política de seus leitores no período da quarentena.

Divulgaremos essa programação a cada dois dias aqui em nosso site. Confira a indicação para as próximas 48 horas:

1º DIA:

FILME

SICKO – $O$ SAÚDE

Documentário lançado no Brasil em 2008, onde o cineasta Michael Moore analisa as crises do sistema de saúde estadunidense, fazendo uma retrospectiva histórica do motivo das crises e observa porque milhões de americanos continuam sem seguro saúde adequado para tratamento. Ele explica como o sistema se tornou problemático e expõe a real situação da vida e quotidiano dos cidadãos que necessitam de acesso a saúde. Em contrapartida ele visita outros países onde a população tem acesso a tratamentos através de sistemas públicos de saúde, tais como Canadá, França e Reino Unido e Cuba.

Direção : Michael Moore

IMAGEM: DVD DUPLO_SOS SAUDE

LINK DO FILME NO YOUTUBE:

https://www.youtube.com/watch?v=-VgCwhgUxu8&feature=youtu.be

 

TEXTO

OS PREÇOS QUE BAIXAM

Trecho do livro Mundo da Paz escrito por Jorge Amado, relata a visita em 1948 e 1949 a União Soviética e vários países de democracia-popular: Tchecoslováquia, a Polônia, a Hungria, Romênia, a Bulgária. Um fascinante livro que mostra a realidade do socialismo naquelas regiões.

Nas palavras do Jorge Amado “ Escrevi estas páginas pensando no meu povo brasileiro, sobre o qual uma imprensa reacionária e vendida ao imperialismo ianque vomita, quotidianamente, infâmias e calúnias sobre a URS e as democracias populares. O povo brasileiro não deseja a guerra e luta contra os que querem provocar. Escrevendo este livro, anotações sobre a vida dos povos soviéticos e dos povos das democracias populares, pretendi colaborar para o restabelecimento da verdade e para mostrar como o trabalho construtivo da URSS e das democracias populares interessa ao mundo inteiro, é fator essencial na defesa da paz”

ARQUIVO: Preços que baixam – Jorge Amado

 

2º DIA:

FILME

O JOVEM MARX

Lançado em 2017 no Brasil, o filme conta a historia de, Karl Marx que aos 26 anos embarca para o exílio junto com sua esposa, Jenny e na Paris de 1844, ele conhece Friedrich Engels, filho de um industrialista que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. Dândi, Engels oferece ao jovem Marx a peça que faltava para completar a sua nova visão de mundo que mais tarde revolucionaria a compreensão de toda sociedade. Entre a censura e a repressão, os tumultos e as repressões políticas, eles lideram o movimento operário em meio a era moderna. O filme retrata um Marx diferente do que estamos acostumados e mostra a dinâmica da realidade a qual este estava situado.

Direção: Raoul Peck

IMAGEM: BANNER DO FILME O JOVEM MARX

LINK DO FILME NO YOUTUBE:

https://www.youtube.com/watch?v=2M5vo2n6G7Y&feature=youtu.be

 

TEXTO

 O QUE A VIDA SIGNIFICA PARA MIM

  Conto do escritor, jornalista e ativista social norte-americano, Jack London (1876-1912), onde relata de uma forma que prende o leitor, experiencias da sua vida, reflexões profundas e atuais sobre sua vida e seus objetivos. Durante o conto faz o leitor refletir sobre o que é essencial da vida e faz uma dura crítica a sociedade capitalista, e à burguesia, onde o lucro está acima da vida.

ARQUIVO: O que a vida significa pra mim – Jack London

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes