UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Especial 1° de Maio: programa de formação na quarentena

Redação Piauí
Jornal A Verdade

Devido à atual situação em que o mundo se encontra, em meio à pandemia do Covid-19, em que a disseminação de fake news, a falta de informação tem afetado diretamente a todos, com impacto acentuado em pessoas que sofrem com crises de ansiedade e/ou de pânico. O isolamento social, que é necessário agora, acaba por piorar ainda mais esse quadro de desinformação e medo.

Pensando nisso e na necessidade de compreensão de quais fatores levaram a esse contexto social , o jornal A Verdade está fazendo uma programação com indicações de textos e filmes para ajudar na formação política de seus leitores no período da quarentena.

LEIA MAIS: Programa de Formação Política Para a Quarentena

Divulgaremos essa programação a cada dois dias aqui em nosso site. Confira a indicação para as próximas 48 horas.

33º DIA:

FILME

Corações e Mentes

Vencedor de Oscar de Melhor documentário. Produzido durante um ano e mostra algumas práticas de estadunidenses durante a guerra no Vietnã e muitas vezes, revela cenas de situações de dor e sofrimento suportados por combatentes e sobreviventes. O filme deixa evidentes as barbaridades cometidas durante a guerra e fica explícito durante o percurso histórico traçado pelo roteiro o que de fato moveu uma guerra que atravessou 5 mandatos presidenciais Estadunidenses e não conseguiu chegar a vitória sobre o povo que lutava pela sua liberdade. Documentário revela também as mazelas deixadas pela guerra que marcou para sempre a história do povo Vietnamita.

 1h 51 min. / Documentário histórico

Direção: Peter Davis

 LINK FILME NO YOUTUBE:

 

TEXTO

Quarenta anos da libertação do Vietnã

Ontem, dia 30 de Abril, se completaram 45 anos do fim da Guerra do Vietnã (01 de novembro de 1955 até a queda de Saigon em 30 de abril de 1975). Em comemoração à essa data o programa de formação indica o texto: Quarenta anos da liberdade do Vietnã.

Texto do Historiador pernambucano José Levino, foi publicado no site do Jornal A Verdade em julho 2015. Trata da Vitória do Exército Libertador do Povo Vietnamita, composto pelos temidos guerrilheiros vietcongues e por tropas regulares do Vietnã do Norte, sobre os invasores imperialistas dos Estados Unidos da América. Apresentando um balanço da invasão imperialista e de seus monstruosos crimes contra o povo vietnamita, que apesar de vitoriosos enfrentam os resultados de 20 anos de guerra, na qual os imperialistas não respeitaram regra alguma do direito internacional.

Apresentando à inegável e brilhante direção do Partido Comunista do Vietnã, em especial do líder camponês, Ho Chi Minh (aquele que ilumina), revolucionário vietnamita, nascido Nguyễn Sinh Cung em 19 de maio de 1890, na província de Nghệ An.

 

ARQUIVOS: QUARENTA ANOS DA GUERRA DO VIETNÃ Formatado

 

34º DIA:

FILME

Maio Nosso Maio

A História do dia 1º de maio

O filme resgata o sentido original do Dia 1º de maio o dia internacional dos trabalhadores. Relata de uma forma dinâmica do desenvolvimento da organização dos trabalhadores em todo o mundo, primeiras greves, atos e paralizações. Feita com Software Livre e em um processo coletivo, a animação “Maio Nosso Maio” apresenta de forma leve e compromissada uma leitura histórica que resgata o sentido original do Dia dos Trabalhadores. Teve sua estreia no dia 29 de abril no encerramento da III Conferência Distrital de Cultura, realizada no Museu Nacional da República, em Brasília (DF).

Produção e direção: Farid Abdelnour

Ilustração: Nara Oliveira;  Narração: Chico Nogueira, Anahi Nogueira e Fabíola Resende Realização: Estúdio Gunga

Vídeo de 12 min

LINK NO YOUTUBE:

 

FILME:

Hino dos Grevistas – 1979

O 1º de Maio, desde o século XIX é comemorado com greves, piquetes, barricadas e cantos revolucionários. No Brasil, na GREVE DOS METALÚRGICOS de São Paulo, em novembro de 1979, durante os piquetões que desfilavam pelas fábricas da Zona Sul foi criado e cantado este HINO DOS GREVISTAS: um belo hino do 1º de Maio.

LINK NO YOUTUBE:

 

TEXTO

A Comemoração do Primeiro de Maio pelo Proletariado Revolucionário

Em homenagem ao dia internacional dos trabalhadores, em uma conjuntura em que avança a luta do proletariado mundial contra o capitalismo em sua fase imperialista. O programa de formação indica a leitura do texto: A Comemoração do Primeiro de Maio pelo Proletariado Revolucionário.

Texto de V. I. Lênin de 28 de junho de 1913, onde ele apresenta uma análise das grandes manifestações e greves do operariado russo nesse ano e o avanço do seu caráter revolucionário apresentando as condições objetivas que condicionam as transformações que estão se processando na Rússia pós 1905.

250.000 grevistas!

As manifestações evidenciaram os anseios revolucionários do proletariado, temperadas e solidificadas com novas gerações.  O número de grevistas políticos, a firmeza, a variedade e a energia das greves da Rússia não foram observados em nenhum outro país do mundo nesse ano. A Rússia vivia uma situação revolucionária: a) porque a opressão à esmagadora maioria da população, não somente ao proletariado, como também às nove décimas partes dos pequenos produtores, particularmente dos camponeses, aguçou-se ao máximo, sendo digno de nota que a opressão agravada, a fome, a miséria, a ausência de direitos e os ultrajes ao povo; b) a Rússia atravessa uma crise política de escala nacional, demonstrando que os de cima não podiam continuar administrando e governando. Tratando-se de uma crise que afeta precisamente as bases da estrutura estatal; c) não se podia mais ignorar que já em 1903 havia no POSDR (Partido Operário Social-Democrata Russo) milhares de proletários, que em 1907 ascendiam a 150.000 e que também agora milhares e dezenas de milhares de operários editam e difundem volantes clandestinos como membros das células clandestinas do POSDR.

“Lenta, porém firmemente, a greve revolucionária sacode, desperta, educa e organiza as massas populares para a revolução.”

 ARQUIVOS: A Comemoração do Primeiro de Maio pelo Proletariado Revolucionário – formatado

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes