UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Ato na Paulista exige justiça e paz na Colômbia

Guilherme Zerbinatti

SÃO PAULO (SP) – No último domingo (27), colombianos que moram no Brasil, organizados pelo Coletivo Rueda La Palabra Paz realizaram uma ato simbólico na Avenida Paulista. Denunciando a violência e estado de perseguição que se instaurou na Colômbia e que é reforçado pelo governo de Iván Dúque. O ato inclusive contou com a presença de refugiados políticos do país.

Centenas de lideranças sociais, populares, dos mais diversos setores oprimidos e explorados da sociedade colombiana são caçados e assassinados pelo braço armado do Estado e também por grupo paramilitares reacionários e fascistas.

Só nesse ano, ocorreram 64 massacres na Colômbia, somando mais de 200 assassinatos de acordo com o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz. O presidente colombiano Dúque vem querendo deslegitimar e desviar o foco de uma questão que não pode ser adiada. Durante o último ‘Bogotaço’, no começo de setembro, em 48h de manifestações e revolta popular o governo de Iván Dúque e seus aliados assassinaram mais de 10 manifestantes e dezenas de pessoas foram feridas por tiros.

MANIFESTAÇÃO – Vivendo o Bogotaço, colombianos realizam ato simbólico na Avenida Paulista. (Foto: Reprodução/Jornal A Verdade)

Por este motivo, colombianos que residem no Brasil buscaram através de um ato simbólico denunciar as injustiças e lançar palavras de resistência. Lideranças sociais, que estavam em trabalho de restituição de terras, ex-combatentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EP) que estão em processo de reincorporação, e até mesmo manifestantes, como no caso de Bogotá, vem sendo atacados e brutalmente assassinatos pela violência policial. E ainda mais recentemente estão vitimando através de mais um ataque o povo indígena Awá.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes