UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

UP realiza 1º Encontro de Negros e Negras no Rio de Janeiro

AO LADO DO POVO POBRE. Militantes da Unidade Popular estão na linha de frente da luta contra o racismo e a exploração capitalista (Foto: Jorge Ferreira/Jav)

Por Giovanna Almeida
Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO – No último dia 29 de janeiro, a Unidade Popular pelo Socialismo (UP) realizou seu 1º Encontro de Negros e Negras no Rio de Janeiro. A atividade aconteceu de forma online e reuniu cerca de 40 filiados e filiadas ao partido, que debateram como a conjuntura afeta o povo negro e qual o papel da UP e de sua militância no enfrentamento aos ataques do governo fascista de Bolsonaro e ao racismo estrutural.

Fazendo um balanço dos ataques de Bolsonaro e seus aliados contra a vida do povo, a exemplo do fim do auxílio emergencial, da alta do desemprego, da campanha irresponsável e anticientífica contra a vacinação, do desmantelamento do SUS, entre outras várias medidas que colocam o lucro dos capitalistas na frente da vida e da dignidade dos trabalhadores, ficou evidente o papel que o governo e as elites têm cumprido no avanço do genocídio do povo negro.

Para Brenner Oliveira, militante da UP e do Movimento Negro Perifa Zumbi, “é fundamental debatemos a importância de se organizar e de fortalecer um partido verdadeiramente popular e comprometido com as demandas do povo explorado do nosso país, com o fim do racismo e com a luta contra o avanço do fascismo no Brasil”. Segundo Brenner, a UP e o Perifa Zumbi seguirão investindo na formação e na prática militante antirracista do partido no Rio.

Entre as deliberações do 1º Encontro de Negros e Negras da UP no Rio de Janeiro estão o fortalecimento das brigadas do jornal A Verdade e das denúncias da violência contra a população negra. Também foi decidido o envolvimento de todos os companheiros e companheiras na construção de núcleos de base da UP nos bairros e favelas, além da convocação de uma plenária de organização do Perifa Zumbi, que irá planejar ações de luta pela garantia de vida digna para os trabalhadores e a juventude, contra o racismo e pelo poder popular.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes