UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 24 de abril de 2024

8 de Março: Movimento Olga Benario organiza ações em vários estados do País

Ato em Campina Grande (PB)

Este 8 de Março foi atípico. Com a pandemia e a política de morte do governo do fascista Bolsonaro, as mulheres têm encarado ainda mais desafios, sendo linha de frente do combate à Covid-19 e tendo que enfrentar duplas e triplas jornadas de trabalho.

Por isso, o Movimento de Mulheres Olga Benario, em consonância com outros movimentos feministas da América Latina e do Caribe, escreveu um manifesto para unificar as pautas e a linha política que serão capazes de mudar a situação das mulheres trabalhadoras do mundo.

Neste Dia Internacional das Mulheres Trabalhadoras, fomos às ruas, seguindo protocolos sanitários, promovendo atos simbólicos que retratassem nossa revolta com o descaso do governo e a falta de vacinação do nosso povo; com o corte do auxílio emergencial; com o aumento da violência contra mulheres e crianças; com o desemprego e todas as mazelas que fazem parte do sistema capitalista.

Organizamos ações no Distrito Federal e em 16 estados: Pernambuco, Ceará, Pará, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso. As ações ocorreram tanto nas regiões metropolitanas das capitais quanto em cidades do interior.

Entre as atividades, foram realizados atos de renomeação de ruas com nomes de ditadores e fascistas para homenagear Olga Benario, Laudelina de Campos Melo e outras companheiras de luta, exemplos de coragem para as mulheres do mundo inteiro. Além disso, fizemos faixas e decorações exigindo o FORA BOLSONARO! VACINAÇÃO JÁ! AUXÍLIO EMERGENCIAL DE UM SALÁRIO MÍNIMO! PELA VIDA DAS MULHERES!

Fomos com caixa de som, panfletos e o jornal A Verdade às ruas para dialogar com a população sobre estas pautas. Também divulgamos o jornal de nosso Movimento e colocamos nos muros das cidades mensagens que incentivem a todas e todos a se organizar, lutando coletivamente por um novo futuro.

Em todo o País temos erguido com firmeza a bandeira dos direitos das mulheres trabalhadoras, organizado e participado de atividades virtuais e passeatas nas ruas, de atos em memória das mulheres assassinadas durante as ditaduras fascistas, realizado cursos de formação e de profissionalização, palestras em universidades, bairros e escolas, ocupado prédios abandonados e secretarias, desenvolvido a luta por creches públicas, organizado casas de referência para mulheres vítimas de violência e denunciado a exploração da população feminina, em especial das mulheres não brancas.

Assim, este 8 de Março serviu para lembrar de todo o trabalho que nosso Movimento organiza todos os dias e reforçar a nossa união como principal arma para derrubar esse sistema podre e todos àqueles que são inimigos do povo!

Viva o 8 de Março! Viva a luta das mulheres! Viva o Movimento de Mulheres Olga Benario!

Nana Sanches

Veja mais fotos das ações em alguns estados:

Ceará
Rio Grande do Norte
Rio de Janeiro
Pernambuco
Mato Grosso
Rio Grande do Sul
Pará
Brasília
São Paulo
Santa Catarina

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes