UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Sindisep se filia à Condsef e se consolida como sindicato dos servidores federais

Leia também

SINDICATO – Sindisep do Rio de Janeiro se consolida como representante dos servidores públicos do Estado. (Foto: Reprodução/Jornal A Verdade)
“O Movimento Luta de Classes (MLC), que encabeçou desde o início esse processo de ruptura com o sindicalismo pelego, se orgulha de ver consagrado o Sindisep-RJ como alternativa sindical em defesa dos interesses dos servidores federais do Rio de Janeiro.”
Vanieverton Anselmo
Movimento Luta de Classes (MLC)

RIO DE JANEIRO (RJ) – O Sindicato Intermunicipal dos Servidores Públicos Federais dos Municípios do Rio de Janeiro (Sindisep-RJ) foi fundado em 2017 com a proposta de fortalecer o movimento dos servidores públicos federais do Rio de Janeiro e resgatar o sindicalismo classista. 

O sindicato nasceu da luta contra falsos dirigentes sindicais que se utilizavam das entidades dos trabalhadores para enriquecer. Resgatou a tradição de combatividade do movimento sindical fluminense e é hoje um dos sindicatos mais destacados do Rio de Janeiro.

Como reconhecimento a todo esse trabalho, a Confederação Nacional dos Servidores Públicos Federais (Condsef) aprovou a filiação do Sindisep-RJ, que passa a participar dos fóruns nacionais da entidade. 

Essa é uma importante conquista da categoria. Como afirma Raul Bittencourt, um dos diretores do sindicato e militante do MLC, “a classe trabalhadora precisa de um movimento sindical fortalecido na luta contra o neoliberalismo, que esteja sempre a postos para resistir aos ataques do governo federal. Nossa filiação à Condsef é mais um passo na construção dessa unidade indispensável para a defesa do serviço e dos servidores públicos”.

O Rio de Janeiro é uma importante base do movimento dos servidores federais, pois abriga diversos órgãos, autarquias e fundações ligadas ao Executivo, reunindo milhares de servidores públicos federais.

O Sindisep-RJ, ao ter sua filiação aprovada pela Condsef, se fortalece como uma alternativa de luta real no processo de organização dos servidores fluminenses. Desde a sua fundação, tem organizado sucessivas mobilizações em bases importantes, como o Inpi, o Arquivo Nacional, o Abrigo Cristo Redentor, Museu do Índio, Iphan, Datasus, entre outras.

Também participa e constrói espaços e fóruns de luta com outras entidades de trabalhadores, sejam elas das carreiras de Estado, representativas de servidores estaduais ou municipais, estatais etc., sempre trabalhando com objetivo de aprofundar a unidade em defesa dos direitos e contra as políticas liberais. 

O Movimento Luta de Classes (MLC), que encabeçou desde o início esse processo de ruptura com o sindicalismo pelego, se orgulha de ver consagrado o Sindisep-RJ como alternativa sindical em defesa dos interesses dos servidores federais do Rio de Janeiro.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos