UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 24 de abril de 2024

MLB realiza Ocupação dos Imigrantes em São Paulo

 

Foto: Amanda Alves @_amanzza / A Verdade

Isabela Alho, Coordenação Nacional do MLB

Hoje, 13 de junho, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas organizou a Ocupação dos Imigrantes no Centro de São Paulo, a cidade com o maior déficit habitacional do país.

Imigrantes de diversos países e migrantes de diferentes estados empenharam uma combativa e urgente luta na atual crise sanitária e econômica brasileira, a luta pela moradia digna e o direito ao isolamento social.
Advogados, entidades estudantis, imprensa, movimentos de mulheres, trabalhadores e demais apoiadores concentraram-se em frente ao prédio para prestar solidariedade às famílias, trazendo água, produtos de higiene pessoal e mantimentos.

Após a entrada das famílias, a Polícia Militar abordou os apoiadores de maneira truculenta, agredindo jornalistas, usando palavras de baixo calão, insultando moradores e desrespeitando o direito das famílias de se protegerem do coronavírus. Além disso, três militantes e a advogada foram levados ao 78 DP. O processo foi acompanhado ao vivo pelo Jornal a Verdade (link).

O Jornal A Verdade não encontrou nenhum indício de abordagem da Polícia aos proprietários criminosos que descumpriram o Estatuto da Cidade da Cidade da Constituição Federal de 88, mantendo um prédio sem nenhuma função por anos e com 140 mil reais em dívidas.

Com a organização da vigília em frente à Ocupação, chegada de mais apoiadores, pressão das palavras de ordem dos moradores, repercussão nas mídias sociais, o delegado recuou, os militantes foram liberados e a posse, até o momento, continua com as famílias da Ocupação dos Imigrantes.

As famílias seguem trabalhando em prol da organização dos espaços e revitalização do prédio. “Organizamos equipes que distribuem máscaras, passam álcool em gel e garantem o distanciamento social. Estamos aqui para lutar pelo direito de nos protegermos da pandemia, para não mais gastar todo nosso salário com aluguel e ter a geladeira vazia”, disse o Coordenador do MLB, Guilherme Brasil.

Segundo o movimento, as famílias precisam de doações de materiais de construção, itens de higiene, água e alimentos no endereço da ocupação, Praça Carlos Gomes, 109 – Centro de São Paulo. Para mais informações acompanhe as redes do movimento @mlb.sp e @ocupacaodosimigrantes.mlb

Fotos de Amanda Alves:

 

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes