Neste sábado (30), a Unidade Popular pelo Socialismo realizou seu 2⁰ Congresso Estadual no Rio de Janeiro. O espaço discutiu a conjuntura nacional e estadual, o crescimento da legenda e elegeu o novo diretório estadual foi eleito, assim como os delegados ao Congresso Nacional.
Redação Rio
RIO DE JANEIRO (RJ) – Contando com a presença de mais de 200 militantes, o 2⁰ Congresso Estadual da Unidade Popular, foi realizado no sábado (30). Realizado no bairro da Tijuca, Zona Norte da capital fluminense, o congresso conclamou a militância e o povo fluminense nas lutas pelo poder popular e o socialismo.
No evento, a mais nova legenda de esquerda foi saudada por diferentes movimentos e partidos, como o PCR, PSOL, e a articulação “Povo na Rua, Fora Bolsonaro”. O congresso também contou com a participação do presidente nacional da UP, Leonardo Péricles, que contribuiu com o debate sobre conjuntura e o papel da Unidade Popular nas próximas lutas.
Em entrevista ao jornal A Verdade, Leonardo Péricles, avalia a importância deste 2⁰ Congresso: “Foi um grandioso Congresso. Estamos numa jornada extremamente importante de vários congressos de preparação para o congresso nacional. Deu para ver uma presença pujante de todas regiões, praticamente, do estado fluminense. Informes bastante vivos, precisos, articulados da luta, e que mostram a presença do partido em todo estado. Foi um congresso extremamente representativo.”
Crescimento do Partido e fortalecimento dos núcleos é apontado como prioridade
Entre os delegados, foi unanimidade a defesa da mobilização dos trabalhadores e do povo como fator decisivo para a construção e fortalecimento dos núcleos de base da Unidade Popular.
Os delegados debateram a importância da autossustentação partidária, da nucleação e do crescimento quantitativo do partido no estado fluminense enquanto fundamentos para o crescimento da Unidade Popular na região sudeste.
A utilização do jornal A Verdade como organizador do partido e comunicador da linha política foi levantada por inúmeros delegados. Houve também o debate sobre a atenção do partido para com o trabalho sindical, levantando a necessidade de fortalecer a ação conjunta com o MLC (Movimento Luta de Classes).
Novo Diretório Estadual é eleito
Ao final do 2⁰ Congresso, os delegados ao Congresso Nacional foram eleitos, além de uma nova composição para o Diretório Estadual. Juliete Pantoja, 31, educadora popular, foi eleita vice-presidente do partido. Para a presidência foi reeleito, Esteban Crescente, 34, servidor público da UFRJ.
Além disso, foram votadas propostas que serão encaminhadas ao 2⁰ Congresso Nacional da Unidade Popular.
“Considero que esse congresso mostra que o nosso partido tem muito a crescer e se desenvolver junto a classe trabalhadora e o povo do Rio de Janeiro. Foi um congresso que apontou a necessidade de fortalecer os nossos núcleos, correspondendo inclusive à discussão do diretório nacional. E nisso, a resposta das delegadas e delegados foi muito positiva.” avalia também Leonardo Péricles.
Neste mesmo final de semana, além do Rio, a Unidade Popular realiza congressos na Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais e Distrito Federal, entre outros estados.