UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

domingo, 26 de maio de 2024

UP realiza congresso estadual no Rio de Janeiro

Congresso do partido Unidade Popular reuniu mais de 200 militantes de várias regiões do estado do Rio. Foto: @ayojpeg

Neste sábado (30), a Unidade Popular pelo Socialismo realizou seu 2⁰ Congresso Estadual no Rio de Janeiro. O espaço discutiu a conjuntura nacional e estadual, o crescimento da legenda e elegeu o novo diretório estadual foi eleito, assim como os delegados ao Congresso Nacional.

Redação Rio

RIO DE JANEIRO (RJ) – Contando com a presença de mais de 200 militantes, o 2⁰ Congresso Estadual da Unidade Popular, foi realizado no sábado (30). Realizado no bairro da Tijuca, Zona Norte da capital fluminense, o congresso conclamou a militância e o povo fluminense nas lutas pelo poder popular e o socialismo.

No evento, a mais nova legenda de esquerda foi saudada por diferentes movimentos e partidos, como o PCR, PSOL, e a articulação “Povo na Rua, Fora Bolsonaro”. O congresso também contou com a participação do presidente nacional da UP, Leonardo Péricles, que contribuiu com o debate sobre conjuntura e o papel da Unidade Popular nas próximas lutas.

Em entrevista ao jornal A Verdade, Leonardo Péricles, avalia a importância deste 2⁰ Congresso: “Foi um grandioso Congresso. Estamos numa jornada extremamente importante de vários congressos de preparação para o congresso nacional. Deu para ver uma presença pujante de todas regiões, praticamente, do estado fluminense. Informes bastante vivos, precisos, articulados da luta, e que mostram a presença do partido em todo estado. Foi um congresso extremamente representativo.”

Ao fundo, o presidente nacional Leonardo Péricles realiza seu discurso aos delegados do congresso estadual. Foto: @unidadepopularrj

Crescimento do Partido e fortalecimento dos núcleos é apontado como prioridade 

Entre os delegados, foi unanimidade a defesa da mobilização dos trabalhadores e do povo como fator decisivo para a construção e fortalecimento dos núcleos de base da Unidade Popular.

Os delegados debateram a importância da autossustentação partidária, da nucleação e do crescimento quantitativo do partido no estado fluminense enquanto fundamentos para o crescimento da Unidade Popular na região sudeste.

A utilização do jornal A Verdade como organizador do partido e comunicador da linha política foi levantada por inúmeros delegados. Houve também o debate sobre a atenção do partido para com o trabalho sindical, levantando a necessidade de fortalecer a ação conjunta com o MLC (Movimento Luta de Classes).

Novo diretório estadual eleito com representantes de várias regiões do estado. Foto: @unidadepopularrj

Novo Diretório Estadual é eleito

Ao final do 2⁰ Congresso, os delegados ao Congresso Nacional foram eleitos, além de uma nova composição para o Diretório Estadual. Juliete Pantoja, 31, educadora popular, foi eleita vice-presidente do partido. Para a presidência foi reeleito, Esteban Crescente, 34, servidor público da UFRJ.

Além disso, foram votadas propostas que serão encaminhadas ao 2⁰ Congresso Nacional da Unidade Popular.

“Considero que esse congresso mostra que o nosso partido tem muito a crescer e se desenvolver junto a classe trabalhadora e o povo do Rio de Janeiro. Foi um congresso que apontou a necessidade de fortalecer os nossos núcleos, correspondendo inclusive à discussão do diretório nacional. E nisso, a resposta das delegadas e delegados foi muito positiva.” avalia também Leonardo Péricles.

Neste mesmo final de semana, além do Rio, a Unidade Popular realiza congressos na Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais e Distrito Federal, entre outros estados.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes